PREFEITURA e AGRICULTORES: PARCERIA RENDE FRUTOS

Parceria entre Prefeitura e agricultores
familiares rende frutos para o município

Texto e Fotos: Daniel Moraes


A comunidade de Planalto Rural recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), um encontro com agricultores familiares de diversas regiões de Montes Claros. Promovido pela Emater-MG, em parceria com a Prefeitura, o evento reuniu cerca de 120 produtores rurais, oportunidade em que receberem orientações sobre corporativismo e associativismo. A reunião contou com uma palestra de Cláudio Viana França, coordenador estadual de Associativismo e Cooperativismo da Emater. “Os agricultores familiares são, historicamente, excluídos, e por isso é importante que eles se unam para enfrentar as adversidades”, resumiu.
Um dos participantes do encontro foi João Simael Ferreira da Silva, presidente da ASPROPEN (Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros da Região do Pentáurea). A entidade, que conta com 120 membros, já existe há 18 anos, mas desde 2013 experimenta uma nova fase, uma vez que passou a vender para a Prefeitura de Montes Claros, através dos programas PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, que abastece o Restaurante Popular e a rede socioassistencial do município e PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, que fornece merenda para as escolas municipais. “Melhorou 100%. Produzir nós sabíamos, mas vender era o problema. Com a Prefeitura, temos agora um canal para escoamento da produção”, afirmou.
“Se não fosse o PNAE e o PAA, não ia ter como se manter na zona rural”, concorda José Maria Ferreira de Souza, o “Cheiro”, também integrante da ASPROPEN. Para o prefeito Ruy Muniz, “é uma parceria que está dando certo, e que precisamos reproduzir em outras regiões da cidade”.


Comentários