
Fez parte do Clube da Esquina, juntamente com Milton Nascimento, Beto Guedes, Wagner Tiso, Lô Borges e Márcio Borges, a partir de 1967, e é autor de vários sucessos da música popular brasileira.
Foi parceiro de Ed Motta, Tom Jobim, Edu Lobo, Dori Caymmi, Flávio Venturini e Lulu Santos, entre outros. Em 1989, lançou o disco Cais, pelo selo Dubas, com vários artistas como Caetano Veloso, Simone Gal Costa, Tom Jobim, Chico Buarque e Paralamas do Sucesso cantando suas composições. Posteriormente o selo lançou trabalhos de Pedro Luís e A Parede (Astronauta Tupy), Jussara Silveira (Jussara canta Caymmi), Arranco de Varsóvia, Família Roitman, Celso Fonseca, Saldanha Rolim e Grupo Boato.
Participou da elaboração da trilha sonora da minissérie "O Tempo e o Vento" exibida em 1985.
Fez, com o guitarrista e compositor Celso Fonseca, três discos unicamente com canções de ambos: Sorte (1994), Paradiso (1997) e Juventude/Slow Motion Bossa Nova (2002), cuja faixa-título foi trilha sonora de um comercial de televisão de sandálias estrelando a modelo brasileira Gisele Bundchen.
O seu parceiro musical mais assíduo é o cantor Beto Guedes, com quem compôs grandes clássicos da música popular brasileira, como Amor de índio, Lumiar, O sal da Terra, dentre outros.
Compôs em parceria com Lulu Santos vários dos maiores sucessos deste, como Um Certo alguém.
Ronaldo Bastos é um dos principais compositores da música brasileira, dada a qualidade de suas composições com inúmeros músicos dos mais diferentes estilos.
(fonte: wikipedia)