Não adianta só falar, tem que fazer!
Empreendendo na crise
Fred Rocha cria startup de impacto social e estimula pequenos negócios em todo o Brasil
A criatividade aliada à tecnologia pode ter salvado milhares de empresas de pequeno e médio porte durante a pandemia. O desafio de um negócio continuar aberto ao público, mesmo de portas fechadas inspirou Fred Rocha, consultor de varejo e consumo, a criar uma ferramenta de vendas 100% social, o Pede por Perto. A startup foi criada para facilitar a presença digital dos pequenos negócios de forma simples, rápida e gratuita. Em apenas quatro meses, o site registra negócios efetivos em mais de mil cidades das 5 mil já disponíveis em todo o país.
Com mais de 700 palestras na bagagem, Fred Rocha carrega consigo uma experiência de empreendedora em 16 negócios diferentes, dentre eles foi pioneiro no e-commerce brasileiro e criou o primeiro Food Truck do Brasil. Fred acumula milhares de quilômetros em viagens pelo Brasil e mundo pesquisando todos os tipos de negócios e culturas.
Grande defensor dos pequenos negócios, Fred Rocha não imaginaria que suas colocações seriam colocadas à prova de uma só vez, em tão pouco tempo. “Muitos negócios estão morrendo infectados com este mortal vírus. Mas deles virão empresas novas e já adequadas ao novo, preocupadas com pessoas e com um propósito legítimo em resolver problemas dos clientes”, afirma.

O Pede por Perto é um marketplace que foca todo seu esforço para criar um portal comercial nas pequenas cidades brasileiras. Nascido em Montes Claros, cidade natal de Fred Rocha, o site ganhou o apoio de associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas para alavancar a economia que estava totalmente paralisada pelo medo na pandemia. “Começamos do zero e chegamos a alcançar uma média de 1 mil novos negócios cadastrados em num só dia.
As categorias mais pesquisadas são as de alimentação (lanchonetes, alimentação saudável e restaurante), variedades e vestuário. A plataforma já conta com mais de 200 mil pessoas que entraram em contato com os pequenos negócios nestes 120 dias de existência. Na plataforma, o cliente tem acesso a todos os dados do vendedor, e para entrar em contato, basta clicar no ícone do melhor canal para contato para ser redirecionado direto para o Zap, Instagram, Facebook ou se preferir pode ligar para o profissional.
Com o objetivo de valorizar o comércio local, tanto o cadastro do pequeno negócio quanto a busca são gratuitos. O cliente combina a demanda via WhatsApp diretamente com o fornecedor, inclusive a melhor forma de pagamento e de entrega. A plataforma não se responsabiliza pelas transações. Fred compara o Pede Por Perto com as populares listas telefônicas, nos anos 90, nas quais era possível encontrar o contato de qualquer fornecedor da cidade.
Já existem cidades no Brasil como de Barão de cocais em Minas Gerais e Sobral no Ceará que adotaram a plataforma como o site oficial do comércio da cidade. Mas Fred não fez tudo sozinho, ele teve a essencial ajuda dos seus sócios Vinicius Teles e Priscila Ferreira e mais de 150 embaixadores locais que operam como verdadeiros donos do negócio.
A iniciativa do Fred incentivou diversas outras iniciativas parecidas no Brasil, e Fred vê isso de uma forma boa. “Se copiaram ou criaram não interessa, o importante é ajudar o pequeno a ser encontrado”, pontua.
Mas porque um negócio de impacto social?
Ainda com pouca expressão no país os negócios de impacto são empreendimentos que têm um propósito claro e legitimo de resolver um problema socioambiental por meio de sua atividade principal. também chamado de SETOR 2.5 (dois e meio).
Trata-se de uma referência à união entre características do segundo setor, de empresas privadas e marcado pelo foco em gerar lucro, e do terceiro setor, de organizações sem fins lucrativos e marcado pelo foco em gerar impacto socioambiental positivo.
“No início da quarentena, circularam planilhas colaborativas com os dados dos fornecedores locais, mas agora, com a iniciativa, o match entre cliente e profissional foi facilitado. Também buscamos dar ênfase aos centros comerciais populares, em bairros e até mercados municipais, como o Mercado Central de Montes Claros”. Entretanto, Fred Rocha destaca que “mais importante do que ser digital será as empresas se preocuparem verdadeiramente em ajudar o seu cliente, não medindo esforços para entendê-los para atendê-los”.
O Pede por Perto ainda disponibiliza cartaz com QR codes com o número do WhatsApp para que os vendedores fixem nas portas de seus estabelecimentos. O site para acessar o serviço é www.PedeporPerto.com.br
Para conhecer mais do Fred Rocha e sua vida corporativa leia a matéria na Revista Empreenda de Julho 2019 aonde foi Capa e matéria principal
Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação