CULTURA: IHGMC EMPOSSA NOVA DIRETORIA e LANÇA REVISTA


CULTURA
Instituto Histórico e Geográfico
empossa nova diretoria e lança revista

Texto e Fotos: Márcia Vieira
Na noite desta quinta-feira (7), na sede do Elos Clube, o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - Casa de Simeão Ribeiro deu posse ao Presidente eleito Lázaro Francisco Sena e demais membros da diretoria.
O historiador Wanderlino Arruda passou a cadeira para o novo presidente, que fez um breve relato da história do Instituto, fundado em 2006, e reiterou o agradecimento à administração municipal, cuja parceria ajuda a manter viva a instituição literária. “Agradecemos ao espaço que foi colocado à nossa disposição no Centro Cultural e pedimos sempre atenção às necessidades desta casa”, disse Lázaro.
O prefeito Ruy Muniz chamou a atenção para a importância da instituição: “o papel do Instituto Histórico é a pesquisa e registro da nossa história. É uma instituição fundamental para preservação da memória de Montes Claros e a entrada de novos membros, faz com que eles contem, cada um sob a sua ótica, a história vivida”, disse o Prefeito referindo-se  a João de Jesus Malveira, o Capitão Malveira, que na ocasião foi empossado como mais novo membro da entidade. Malveira tem reconhecidos serviços prestados a Montes Claros, especialmente na área educacional.
A Deputada Federal Raquel Muniz participou da solenidade e emocionou ao dizer que “os novos métodos de ensino e as novas realidades devem ser absorvidas e aproveitadas em sua melhor parte para que as gerações assimilem o conhecimento. Pedimos a vocês intelectuais que compõem o instituto, que nos ajudem a fazer a educação”. E finalizou: “embora alguns não queiram, a história e a nova realidade de Montes Claros deve ser registrada”.
Durante a solenidade aconteceu o lançamento de mais uma edição da Revista do Instituto, com textos e registros elaborados pelos associados.

Comentários