RAPIDINHA com...CARLOS LINDENBERG, JORNALISTA

EXCLUSIVO PARA O BLOG:

RAPIDINHA COM.... CARLOS LINDENBERG, JORNALISTA
 CARLOS LINDENBERG SPÍNOLA CASTRO nasceu em Espinosa-MG e iniciou sua carreira de jornalista em Montes Claros. Passou pelos mais importantes veículos de comunicação do pais, como: O Jornal de Montes Claros, Estado de Minas, Revista Veja, Rede Globo, O GLOBO, HOJE EM DIA E REVISTA Viver Brasil.
Em 2008 lançou o livro "Quase História", compilação de crônicas políticas de sua autoria, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília e Montes Claros.
É fundador e editor do jornal TUDO, que circula em BH, Diretor Executivo da VB Comunicacao  e está também em site na internet pelo link jornaltudobh.com.br .
LINDENBERG é o convidado especial de estréia, da seção " RAPIDINHA COM..."  e responde com exclusividade para o blog, neste sábado, 23:



Blog: Ser jornalista é..
Lindenberg: "Estar comprometido com a verdade factual".

Ser leitor é...

"Saber o que está acontecendo, para exercer o seu papel de cidadão no mundo". 

O melhor momento do dia é quando....
"você se sente útil"

Não sou muito bom em..

"várias coisas, até porque não sei se bom em alguma coisa".

Em compensação, sou ótimo quando....

"acho que não sou  bom em nada. Aí tento ser ótimo em alguma coisa"

Gosto de ser homem porque...

" me sinto bem como homem"

O que admiro nas mulheres é...

"tudo, desde que tudo seja admirável".

Me sinto verdadeiramente livre quando...

"durmo".

Me sinto vítima de...

"nada. não gosto da vitimização"
 

A melhor crônica é...
"a que se escreve a cada dia".

Nunca mais faria...

"aquilo que vou fazer amanhã".

Tenho mania de...

 "justiça". 

Me emociono com...
 "crianças desassistidas, velhos desamparados, doentes incuráveis, me emociono facilmente. Um olhar triste, um aceno de adeus, uma paisagem  bonita, o barulho do vento numa tarde de silêncio, o sorriso de uma criança, um apito de trem, me emociono..."
Nunca saio do sério por....

"bobagens".

Ser pai é uma tarefa...

..alegre, emocionante, mas tam´bém de desafios"..

Ser filho é...

 " uma experiência fascinante, que se completa no dia a dia".

Tenho vontade, mas não tive coragem ainda de...

 "não sei o que é isso."

O que me fascina na política é...

"o jogo dos bastidores, mas tambem a tomada de posições - o que se chama há tempos de atitude"...

Tenho preconceito com...

"Não sei o que é isso".

Comida e bebida são....

"Ótimos, quando muito bons."

A maturidade me trouxe...

"uma visão menos distorcida do mundo".

O mundo precisa de...

" ah, de tanta coisa. Precisa sobretudo de igualdade entre as pessoas, entre os povos, etc".
 

Ninguém merece...
 "uma tarde vendo tevê no Brasil"

Todo mundo merece...

 "ser feliz"

Eu não dividiria espaço com...

 "quem não me agrada, ainda que possa ser generoso."

Eu levaria pro meu espaço...

"muita gente, sobretudo os que me estão próximos" 

Eu me arrependo de...

 "nada".
   
Com as frustrações aprendi a...
"não as tive".

Minha maior loucura foi...

"decidir a ser jornalista. Mas é uma loucura que me faz bem"

Meu ponto fraco é...

 "ser generoso com as pessoas".

Uma palavra que não existe no meu dicionário é...

"vingança, ódio, rancor..."

Ser gente é...

"tentar entender as pessoas"..

Ter jogo de cintura é essencial porque...

"Pode-se entender melhor a vida e compreender melhor os outros".

Sou um cara bacana porque...

 "não tenho inimigos, sou paciente e gosto de gente"
 

Sou um cara chato ou intolerante com...
"a burrice, a estupidez, a arrogancia, futilidade, etc..."

Se fosse Deus por um dia, eu...
"nao ousaria pensar nessa hipótese"

Eu me inspiro em ...
 "me inspiro no dia a dia, na observação do cotidiano"

A matéria (jornalística) mais difícil foi...

 "todas tem sido, até aquelas que parecem fáceis. Ser jornalista é difícil por natureza. Basta ver que ser jornalista é, em suma, afligir os satisfeitos e satisfazer os aflitos".

A matéria que me deu mais alegria foi...

 " a revelação de que em Belo Horizonte, na década de 70, quatro padres estavam presos num cela, enquanto o governo negava a prisão deles".
Sou fã de...

 "não tenho ídolos"

Fico constrangido com...
"elogios fáceis".

Em Montes Claros eu...

"adquiri régua e compasso"

Em BH eu...

 "tracei o meu caminho"

Meu Livro de cabeceira é 

"o que estiver lendo no dia"

O fime que mais assisti até hoje foi...
"não me lembro"

Prefiro sexo à...

"ao desperdiçar da noite"

Uma rapidinha é ...
"o que é feito com pressa"

Para ser feliz é preciso...
"ser feliz, ora"..

Minha frase favorita é..

"não a tenho"
 
E meu conselho profissional é..

"Seja sério com o que vc está fazendo. não se contente com a primeira versão. há sempre uma segunda e as vezes uma terceira. Não se contente em saber escrever. Aprenda primeiro a apurar. O jornalismo não se limita a passar a informação adiante, mas à elucidação dos fatos.É isso que difere um jornalista de um escrivão".

Eu ainda sonho...

" e muito"

 O jornal TUDO é...
"uma ótima experiência jornalistica para quem já fez de quase tudo como jornalista. é principalmente uma experiência vitoriosa num mercado complicado como o belo-horizontino".


















Fotos: Márcia Vieira Yellow

Comentários

  1. Admirável rapidinha. Sério e engraçado ao mesmo tempo. Boa definição de jornalismo: apurar sempre, e antes de tudo. Escrever depois. Gostei muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.