31 de MARÇO...DOUTRINA ESPÍRITA



31 DE MARÇO é...
         DIA DA DOUTRINA ESPÍRITA 


  "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

(Chico Xavier)


ALLAN KARDEC(imagem da internet)
Espiritismo é a doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como ALLAN KARDEC, que não por acaso, faleceu num 31 de março. 
Túmulo de Allan kardec, no Père Lachaise, em Paris, França (imagem da internet)
 






O Livro dos Espíritos; O Livro do Médiuns; O Evangelho, Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. escritos por kardec, trazem esclarecimentos sobre a doutrina, que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como das suas relações com o mundo corporal e suas consequências morais. O espiritismo é voltado para o aperfeiçoamento moral do homem e caracteriza-se principalmente pela prática da caridade.
Embora a doutrina espírita não condene nenhuma outra prática religiosa, há que se esclarecer: Espiritismo" e "Espiritualismo" têm sido usados muitas vezes e erroneamente como sinônimos. Espiritismo é a palavra usada APENAS para a doutrina de Kardec, daí que muitos adeptos da religião consideram redundante e desnecessário o termo Kardecista. Não há outras vertentes do espiritismo.  Os cultos afro-brasileiros como por exemplo, a umbanda, NÃO SÃO  ESPIRITISMO.  O CORRETO É CHAMÁ-LOS DE ESPIRITUALISTAS. 

O ESPIRITISMO chegou ao Brasil em 1865. No mundo são aproximadamente 15 milhões de adeptos, sendo que no nosso país está o maior número de praticantes da religião, popularizada por Bezerra de Menezes e pelo médium CHICO XAVIER, sem dúvida, o nosso maior expoente. 


CHICO XAVIER
Mineiro de Pedro Leopoldo e falecido em 2002, FRANCISCO CÃNDIDO XAVIER, ou CHICO XAVIER, psicografou 458 livros, por meio dos seus mentores espirituais, sendo EMMANUEL o mais frequente.  É considerado o escritor brasileiro de maior sucesso na história. Estudou apenas até a 4° série primária. Em 2000 foi eleito o maior mineiro de todos os tempos, em 2006, o maior brasileiro da história e em 2012, o maior brasileiro de todos os tempos. Entre os seus livros estão: SINAL VERDE, PAULO e ESTÊVÃO, NOSSO LAR, ROTEIRO, RENÚNCIA, LIBERTAÇÃO, PARNASO DE ALÉM-TÚMULO, EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS  e outros mais. 



Psicografou cerca de dez mil cartas de mortos para suas famílias e nunca cobrou por isso. Chico reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam e por esse motivo não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Os direitos autorais de suas obras  foram doados para organizações espíritas e instituições de caridade. A partir de 1959 foi morar em Uberaba, que virou  cidade de peregrinação. Foi lá que viveu até o fim da sua vida terrena. Chico esté sepultado no cemitério São João Batista em Uberaba.


Túmulo de Chico Xavier em Uberaba-MG
"...QUE EU NÃO PERCA A CAPACIDADE DE DOAR ESTE ENORME AMOR QUE HÁ EM MIM, MESMO SABENDO QUE MUITAS VEZES ELE SERÁ SUBMETIDO A PROVAS E ATÉ REJEITADO..."
 (Chico Xavier)





Em Montes Claros, há vários centros espíritas, entre eles, o CANACY, o ALLAN KARDEC, ANDRÉ LUIZ, ORIENTAL  e  IRMÃOS SOBREIRA.




Nota: todas as imagens foram retiradas da internet

Comentários

  1. Muitos amigos e conhecidos seguem essa doutrina, e para entendê-la são precisos amplos estudos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.