SAÚDE:GESTORES DISCUTEM MELHORIAS

SAÚDE/NOTÍCIA/SAÚDE/NOTÍCIA

Gestores de saúde discutem melhorias para a urgência e emergência




Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (05/03), o prefeito Ruy Muniz conversou com gestores e representantes de hospitais que atuam na prestação de serviços de urgência e emergência em Montes Claros. Além do secretário de Saúde de Montes Claros, o médico Geraldo Edson, estiveram presentes o provedor do Hospital Aroldo Tourinho, Paulo César Gonçalves de Almeida; o provedor da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido, e o superintendente Samuel Sousa Figueira; o superintendente da Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho, Antônio César dos Santos; o superintendente do Hospital Universitário, Otávio Braga, entre outros diretores e funcionários dos hospitais.

O encontro foi decorrente de visitas que o prefeito realizou no último fim de semana, quando flagrou a falta de médicos que não compareceram aos plantões nos hospitais da cidade que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos fazer um novo modelo de contratualização da urgência e emergência em Montes Claros para que a população chegue aos hospitais e seja atendida”, disse o prefeito.

Parceria - Todos os gestores demonstraram interesse em participar desse novo pacto, mesmo diante dos desafios. “Nós estamos totalmente dispostos a resolver a situação”, disse o provedor do Aroldo Tourinho, Paulo César de Almeida. O superintendente da Santa Casa, Samuel Sousa, também manifestou-se dizendo que a Santa Casa está à disposição para fazer as correções e as adequações necessárias para melhorar o atendimento à população.

Para assegurar essas melhorias, a administração municipal vai gerir de maneira mais eficaz os investimentos na Saúde. Estuda-se a possibilidade de fazer com que dois hospitais da cidade sejam estruturados para serem a porta de entrada de pacientes de alta complexidade. “Os outros hospitais poderiam ficar na retaguarda. Além disso, estamos atuando na reestruturação da Atenção Primária e melhorando os serviços de saúde da Unidade de Pronto-atendimento (UPA) do bairro Chiquinho Guimarães e do Hospital Municipal Alpheu de Quadros”, explicou o prefeito.

Texto: Andréia Pereira
Foto: Fábio Marçal

Comentários