SAÚDE: MONTES CLAROS seguirá resolução


SAÚDE/ NOTÍCIA/ SAÚDE
 
 Urgência e emergência
 Atendimento em Montes Claros seguirá resolução do Governo de Minas Gerais

Empenhada em assegurar um atendimento cada vez melhor à população montes-clarense, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, está cobrando dos hospitais da cidade que seja cumprida a Portaria nº 2607, de 7 de dezembro de 2010, da Secretaria de Estado de Saúde, que dispõe, entre outros assuntos, sobre as condições para promoção, proteção, recuperação, organização e funcionamento dos serviços de saúde.



De acordo com o gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde Frederico Willer, a Secretaria Municipal de Saúde, reavaliou ao fim do contrato que existia em 2012, mas que não vinha sendo honrado pela Administração Municipal anterior, e constatou que o Hospital Universitário Clemente Faria e a Santa Casa já disponibilizam ortopedista e cirurgião de plantão, o que seria capaz de atender a demanda de urgência e emergência do município. “A demanda maior é clínica”, explica Willer. “Santa Casa e Hospital Universitário já disponibilizam ortopedista e cirurgião de plantão, o que atende a demanda de urgência e emergência”, justifica a não continuidade do contrato, a partir de 1ºde abril, com o Hospital Aroldo Tourinho, para atendimentos de urgência e emergência em ortopedia.
 
“Desta maneira, a partir de abril, o Hospital Aroldo Tourinho vai manter os serviços de urgência/emergência, normalmente, com plantão de clínica médica e cardiologia conforme a resolução nº 2.607 da Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, o atendimento de ortopedia e cirurgia ficará em atendimento ambulatorial suprindo cirurgias eletivas de ortopedia e cirurgia geral que são demandas reprimidas no município”, declara o gerente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde.

Vantagens

Entre as vantagens  da mudança ,para a população, pode-se destacar a ampliação do atendimento ambulatorial que irá garantir o acesso de pacientes que não tinham atendimento, anteriormente. “A alteração não prejudica o atendimento de urgência e emergência que continua na Santa Casa e no Hospital Universitário. A alteração potencializa os hospitais Dílson de Quadros e Aroldo Tourinho no atendimento de clinica médica no intuito de desafogar a Santa Casa e o Hospital Universitário deixando esses prontos-socorros mais disponíveis para atendimento de politraumatizados e pacientes clínicos de mais gravidade”, explica Frederico Willer.

Os recursos que, antes, custeavam urgência e emergência, com verbas dos governos federal e estadual, poderão ser empregados na ampliação da cobertura da atenção primária, na ampliação dos serviços prestados no Alpheu de Quadros e na implantação do transporte sanitário e transporte da saúde no município.

Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Fábio Marçal

Comentários