Um DOODLE para VOLPI

Um  DOODLE  para VOLPI

ALFREDO VOLPI (imagem do siteartesehumordemulher.wordpress.com

O google, que mantém  habitualmente um doodle, onde faz  homenagens a grandes nomes de todas as áreas, destaca hoje um ítalo-brasileiro, nascido num 14 de abril: ALFREDO VOLPI, o pintor, autor de inúmeras obras, onde se destacam as famosas "bandeirolas". 

VOLPI trabalhou como marceneiro, entalhador, encadernador e posteriormente como decorador de interiores. A primeira aquarela ele pintou aos 16 anos e aos 18, sua primeira obra de arte, sobre a tampa de uma caixa de charutos, usando tinta a óleo.

Autodidata, entrou para o Grupo Santa Helena, nos anos 40, formado por artistas paulistas que se reuniam no palacete Santa Helena, desenvolvendo, durante as décadas de 30 e 40, pinturas que retratavam cenas da vida e da paisagem dos arredores de São Paulo. 

bandeirinhas de Volpi (imagem do blog:http://aartemoderna.blogspot.com.br )
A chamada fase das "bandeirinhas" ou "bandeirolas"  é tida como período de maior contribuição para a arte brasileira moderna. Volpi pintava apenas com a luz do sol e não usava tinhas industriais depois de descobrir a técnica da têmpera com clara de ovo e emulsão de verniz, misturadas a pigmentos naturais purificados como terra e argila colorida, e ressecados ao sol (em Montes Claros, a artista plástica Márcia Prates usa técnica semelhante)

(imagem do site: http://www.pinturasemtela.com.br)
Participou das primeiras manifestações artísticas contra os modernistas de 1922, junto com outros pintores do Grupo Santa Helena, como Bonadei, Rebolo, Clóvis Graciano, Pennacchi. A fama veio definitivamente em  1953,  quando ganhou o prêmio de melhor pintor brasileiro, na 2ª Bienal de São Paulo. faleceu em 1988, aos 92 anos. Dois anos antes, acontecia no Museu de Arte Moderna de São Paulo, a exposição  "Volpi 90 anos". 


Texto: Márcia Vieira
Imagens da internet

Comentários