CEDUC Lança projeto na AMAMS

CEDUC LANÇA RECICLANDO OPORTUNIDADES E TEM A ADESÃO DE 16 MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS







Foi lançado na manhã dessa quinta-feira 27/06, no auditório Deputado Aécio Cunha – prédio anexo à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), o Projeto “Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda”, que será desenvolvido em 16 municípios do Norte de Minas Gerais: Catuti, Francisco Sá, Jaíba, Itacarambi, São Francisco, Manga, Januária, Matias Cardoso, Mato Verde, Pai Pedro, Porteirinha, São João da Ponte, Janaúba, Monte Azul, Montes Claros e São João das Missões. 

Participaram da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica para formalização do projeto, além dos 16 municípios, a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru); AMAMS, o Ceduc – Virgílio Resi e a União Europeia.

A implantação da Incubadora Solidária do Norte de Minas Gerais (ISN-MG) tem como objetivo fomentar a rede de artesanato da região e promover a sua incorporação no Mercado de Negócios. A ISN-MG se coloca no território como instrumento de promoção do desenvolvimento humano, social e econômico de famílias artesãs, e de combate ao trabalho infantil. É executado pelo CEDUC Virgilio Resi e financiado com recursos da União Europeia. O projeto “Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda” é uma ação continuada do projeto “Reciclando Oportunidades para Criança e Adolescente” desenvolvido pelo CEDUC Virgilio Resi no quatriênio 2008 a 2011 e cujo foco foi a redução do trabalho infantil nos lixões destes 16 municípios a partir do fortalecimento das famílias pelo viés da geração de renda.

O secretário executivo da AMAMS, professor Luiz Lôbo participou da solenidade de lançamento do projeto representando o presidente Carlúcio Mendes Leite e afirmou que a entidade sempre será parceria de iniciativas que ajudem no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios, como esta rede de artesanato do Norte de Minas Gerais e a sua incorporação no mercado de Negócios. 

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), deputado federal Zé Silva, disse que o projeto é importante pois além de qualificar a mão de obra e gerar emprego e renda, com o oferecimento de produtos da região, vai ajudar na melhoria da qualidade de vida nesses 17 municípios selecionados. 

A subsecretária da Sedru, Beatriz Morais de Sá, disse que esses 16 municípios selecionados serão os multiplicadores para que outros também se interessem e participem.O projeto se articula em quatro eixos de intervenção que são os pilares de sustentação da ISNMG e o seu diferencial na sociedade civil. A partir desta intervenção o projeto busca melhorar a capacidade de autogestão das famílias artesãs e favorecer a inserção de seus produtos no Mercado Consumidor; Contribuir com a erradicação do trabalho infantil no âmbito das famílias participantes da ISNMG; Reduzir a vulnerabilidade social, gerar trabalho e renda e promover o desenvolvimento humano, social e econômico das famílias.

A metodologia terá sustentabilidade em três pilares: Social, Ambiental e Econômica, ou seja, o programa ISNMG se coloca no território como instrumento de promoção do desenvolvimento humano, social e econômico de famílias artesãs, e de combate ao trabalho infantil. Visa melhorar a capacidade de autogestão dos empreendedores artesãos e favorecer a inserção de seus produtos no mercado consumidor, por intermédio da incubação de seus negócios, obedecendo as seguintes etapas: Pré-Incubação, Incubação e Emancipação.

Texto/Foto: Arthur Jr. (Assessoria AMAMS)

Comentários