COMITÊ VISITA futura INCUBADORA de EMPRESAS

Desenvolvimento Econômico

Comitê Municipal de Ciência e Tecnologia visita futura Incubadora de Empresas de Montes Claros

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros




Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 4, uma reunião do Comitê Municipal de Ciência e Tecnologia de Montes Claros. Participaram do encontro representantes da ACI, do Sebrae, da Emater e da Fundetec, além das instituições de ensino superior UFMG, Instituto Federal, Unimontes, Facit, Fip-Moc, Faculdades Santo Agostinho e  Funorte. O poder executivo municipal foi representado pelo prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ariovaldo de Melo Filho, e pelo secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso.
A reunião foi realizada na Incubadora de Empresas que está sendo construída no Distrito Industrial de Montes Claros, e cujas obras estão em fase de conclusão. A construção está sendo realizada pela Prefeitura de Montes Claros e a incubadora será gerida pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Sua criação faz parte do acordo firmado entre a Prefeitura e a Fundetec quando estava sendo negociada a vinda da Alpargatas para o município. O terreno para a construção da fábrica de calçados foi cedido pela Fundetec, e a Prefeitura se comprometeu, na época, a construir a incubadora de empresas, como contrapartida.
Na reunião desta quarta, a pauta principal foi a gestão das incubadoras de empresas que existem em Montes Claros. Em sua fala, o prefeito falou da necessidade da união de forças das diversas instituições para promover o desenvolvimento do município. “Montes Claros está vivendo um momento ímpar, ela é a bola da vez”, disse, lembrando que além da vinda da Alpargatas e de empresas farmacêuticas, a cidade vive a expectativa de crescimento nos setores de mineração, exploração de gás natural e educação. Também serão construídos um novo shopping e um aeroporto industrial no município. “São oportunidades ímpares, e não podemos ser amadores de deixá-las passar”, declarou.
O prefeito chamou a atenção para três projetos que poderão ajudar a catapultar o desenvolvimento da cidade. Além da Incubadora de Empresas da Fundetec, citou o Condomínio de Pequenas Empresas que será criado no Distrito Industrial, em uma área cedida pelo governo do Estado, e que será utilizado para que empresas locais, inadequadas para funcionarem no centro da cidade, construam suas sedes, liberando a área central para o comércio. Ele também falou sobre o projeto de revitalização de uma fazenda de 108 hectares, localizada próximo ao Parque Municipal, que poderá ser utilizada para realizar projetos que beneficiem o setor agropecuário do município, através da implantação de unidades demonstrativas.

Comentários