E para o DOMINGO...

E PARA O DOMINGO....
 O CELF DÁ A MELHOR DICA




NAS VOLTAS DO MEU CORAÇÃO HOMENAGEARÁ CHICO BUARQUE

Alunos do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez – CELF apresentarão no dia 1º de dezembro, no auditório deputado Aécio Ferreira da Cunha (Auditório da AMAMS), com entrada franca, o projeto Chico Buarque: Nas voltas do meu coração.
O evento contará com a participação de cerca de 50 atores e cantores (todos alunos – inclusive os novatos) do CELF, oito professores instrumentistas, coreografia e direção cênica da professora Célia Gusmão, arranjos do professor Giordano Pinheiro, todos sob a direção geral das professoras Vera Alencar e Cyntia Pinheiro.
Os trabalhos para montagem do espetáculo tiveram início em fevereiro desse ano com uma pesquisa proposta aos alunos, desde então, professores e estudantes de várias disciplinas tem ensaiado e estruturado o mesmo em sala no decorrer das aulas.
O roteiro foi todo elaborado pela professora Cyntia Pinheiro, que após vasta pesquisa, optou por uma leitura superficial das obras do compositor, pois “é na superfície que tem marola”, como ela mesma gosta de dizer.
Segunda a coordenadora do evento, professora Cyntia Pinheiro, para um apreciador desatento pode parecer que os professores não se informaram sobre a obra de Buarque. Mas não é bem assim, embora conhecedores dos diferentes contextos históricos em que cada música foi composta, tais como, o crivo da censura, à perseguição política, o auto-exílio e tantos outros fatores que inspiraram a riquíssima obra do autor. Essa leitura superficial lhes pareceu mais romântica, mais sôfrega e interessante para a proposta do projeto que será apresentado.
-É uma viaje na superfície de Chico Buarque, esquecendo um pouco o Chico político, navegando pelo leito suave do Buarque poeta, degustando em forma de canção de um delicioso musical, uma volta ao tempo com muito romantismo, tônica do espetáculo que nos propomos, ressalta a professora.
 Chico Buarque: Nas voltas do meu coração retrata a história de uma garota que chega à cidade para conquistar o mundo e é levada por ele a muitas aventuras através da descoberta do amor e da desilusão, da nova escolha e da decepção, da dura realidade e das chances de mudar de rumo a cada momento. Como numa “Roda Viva” as cenas se passam, se desenrolam e surge uma mulher, não mais uma menina inocente, mas alguém que sabe o que quer, “refeita” como em “Olhos nos olhos”. A dor e o sofrimento, especialmente aqueles advindos de desilusões amorosas possuem o condão de refrescar a alma e amadurecê-la para novas e mais consistentes experiências.
Chico Buarque nasceu em 1944, portanto, era ainda criança na década de 1950 – época eleita para ser cenário do espetáculo. Daí já se nota que não há preocupação severa com a realidade, de modo que os malandros do espetáculo não têm muito de Chico, embora tenham a marotice que lhe seria peculiar anos mais tarde. 

Texto: Assessoria CELF 

SERVIÇO:
ONDE: Auditório AMAMS
QUANDO: Domingo-  01/12/13
HORÁRIO: 20h
                                         ENTRADA FRANCA

Comentários