DIA dos GERAIS em MATIAS CARDOSO

“DIA DOS GERAIS” NO DOMINGO, EM MATIAS CARDOSO




A capital de Minas Gerais será Matias Cardoso no próximo domingo 08/12, com a realização da 6ª edição do Dia dos Gerais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21/11 que foi aprovada em 06/12/2011, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais modificou a Constituição de modo a incluir o Dia dos Gerais, a ser comemorado a cada 8 de dezembro, entre as datas magnas do Estado, transferindo a Capital de Minas a cidade norte-mineira de Matias Cardoso.

20 personalidades serão homenageadas no próximo domingo, com as Medalhas Matias Cardoso (para homens) e Maria da Cruz (para mulheres), criadas pelo Decreto 45.649, de 18 de julho de 2011, em comemoração ao Dia dos Gerais, e que são destinadas a distinguir o mérito cívico de personalidades e entidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado.

A solenidade do próximo domingo acontecerá na praça da Matriz Cônego Marinho, a partir das 10 horas, e contará com a presença de representantes do governo de Minas, magistrados, deputados federais e estaduais e prefeitos. 

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que o Dia dos Gerais chega ao sexto ano de realização com as mesmas reivindicações das edições anteriores, ser mais conhecida e valorizada por todas as esferas. “É preciso que todos saibam que o Norte é Minas e que foi por aqui que tudo começou. Por isso é importante a presença e participação de representantes de todos os 93 municípios que fazem parte do Norte de Minas, em Matias Cardoso no próximo domingo, para que possamos mostrar a união e a nossa força em relação a esta data magna no calendário estadual”, assinalou.

HOMENAGEADOS DIA DOS GERAIS 2013


MEDALHA MATHIAS CARDOSO -
- Edilson Olímpio Fernandes, Desembargador
- Wagner Colombarolli, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
- Danilo Antônio de Souza Castro, Procurador do Estado de Minas Gerais
- Ângelo José Roncalli de Freitas, Superintendente Geral da AMM
- Braulino Caetano dos Santos, Diretor Geral do Centro de Agricultura do Norte de Minas
- Geraldo Humberto Rodrigues de Oliveira, Jornalista
- Geraldo Tadeu Pereira Franca, Cantor e Compositor
- Gustavo César Oliveira, Empresário
- Joelina da Conceição Alves de Almeida, Professora
- José Edvan Amorim, Empresário
- Marcos Afonso de Souza, Professor


MEDALHA MARIA DA CRUZ
- Heloísa Helena de Ruiz Combat, Desembargadora
- Ana Eloisa Marcondes da Silveira, Promotora de Justiça
- Sandra Maria Fonseca Cardoso, Prefeita Municipal de Ibiaí
- Maria do Carmo Santos, Gerente de Relações Institucionais da AMM
- Maria do Socorro Pimenta Moura, Empresária
- Maria Zilah de Mattos, Agente de Pastoral
- Monica Renata Slob, Engenheira Agrônoma
- Natália de Miranda Freire, Escritora
- Regina Almeida, Professora


ENTENDA O DIA DOS GERAIS

O Dia das Gerais é o resultado da campanha patrocinada pelo Movimento Catrumano, de Montes Claros, que decidiu comemorar a data em 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso, numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. É ainda uma tentativa de patrocinar uma revisão histórica da fundação do Estado.

Com base em documentos oficiais produzidos pela administração portuguesa na Colônia e também considerados outros registros feitos por viajantes e estudiosos da época, descobriu-se que as origens mineiras estão ligadas à conquista e povoamento do Norte e Vale do Rio São Francisco. Fato que, segundo o professor João Batista Costa, remete ao reconhecimento tardio do município Matias Cardoso como primeiro povoado plantado nas imensidões dos gerais.

Texto/Foto: Assessoria AMAMS

Comentários