IPTU: Administração atende solicitação de vereadores

 IPTU
Administração municipal aceita solicitação de vereadores sobre reajuste do IPTU
  
Texto: Daniel Moraes
Foto: Wilson Medeiros



Os vereadores que integram a bancada de situação da Câmara Municipal apresentaram na tarde desta quarta-feira, 11, ao prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, uma emenda ao Projeto de Lei Complementar Nº4, que reajusta os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2014.

A poposta de emenda, assinada pelos 15 vereadores da situação, propõe que o aumento do IPTU seja de 10% para todas as residências de Montes Claros, em relação ao cobrado em 2013. Já os lotes sem edificações teriam reajustes maiores, seguindo a planta de valores, de forma a evitar os vazios urbanos e que os estes terrenos sejam usados como depósitos de entulhos, causando vários transtornos ao município. Porém, os proprietários que murarem e fizerem calçada na frente destes lotes teriam desconto de 30% no valor do imposto cobrado.

Para o prefeito Ruy Muniz, venceu o bom senso. “É uma proposta sensata, que atende as pessoas. Um pedido da bancada, que é bom para a população, e bom para a Prefeitura. Não adianta aumentar o imposto, se houver aumento da inadimplência”, destacou.

O PLC Nº4 será votado nesta quinta-feira, 12, na Câmara Municipal de Montes Claros, a partir das 10 horas.

De acordo com o vereador Valcir da Ademoc, porta-voz da Prefeitura na Câmara, a emenda foi uma iniciativa da bancada de situação e representa uma vitória para a cidade. “Quem vai ganhar é a população”, destacou.

Para o vereador Edwan do Detran, “foi feita a vontade do povo”.

Outro vereador que se pronunciou foi Fábio Neves, que afirmou que “a proposta onera os vazios urbanos, que são grandes transtornos, verdadeiras fazendas dentro da cidade. São terrenos que estão sendo usados para especulação imobiliária”.

Fernandão Anjo do Futuro opinou dizendo que o reajuste proposto “é justo, e não prejudica a população”.

Para Diu Andrade, os mais beneficiados serão os proprietários de terrenos com edificações.

Edmilson Magalhães afirmou que a emenda “vai trazer tranquilidade para a população, que estava assustada com as informações que estavam sendo divulgadas. Nós chegamos em um valor que vai atender a todos”.

Comentários