MINHA mensagem de NATAL pra vocês..

MINHA MSG DE NATAL PRA VOCÊS...

BOAS FESTAS p/ vocês também!!!


Pessoal, recebemos muitos cartões e mensagens de natal, de amigos, pessoas e empresas/órgãos.  Se agradecer a cada um, posso correr o risco de me esquecer de alguém. Ai fica chato, né? Então vou fazer o seguinte: agradeço a todos e desejo a cada um, o dobro daquilo que me desejaram, ok?

Mas isso não vale só para o natal, não. Todos os dias da minha vida, desejo a todos o dobro daquilo que me desejarem. Não tem nenhuma ironia nisso aqui, não. É o seguinte: se você me desejou coisas boas, imagina que bom, vai receber dobrado! Agora, se me desejou o mal, aceite que você merece receber  castigo, já que fica tramando e distribuindo energia negativa.

Não sou como Jesus, que deu a outra face. Prefiro devolver o tapa. Sim, porque não sou santa, nem demônio. Sou real, boa e ruim, mansa e feroz, dependendo das circunstâncias. Reconheço que tenho propensão à bondade e às vezes até me irrito com isso, porque em alguns momentos queria ser má, mas o bem sempre vence em meu coração. Mas não pensem que por isso sou tola. Sei exatamente quando devo retribuir o bem ou mal que me fizerem.

Reflita: se você não é do bem é problema seu, mas se tratou mal  e foi injusto com alguém que me é caro, fique ligado, porque  eu quero mais é que você passe pela mesma coisa, no linguajar popular, quero mais é que você "se estrepe". Acho que algumas pessoas só aprendem assim. Questão de justiça, penso eu. É justo que todos recebam o mesmo tratamento. Quando trato mal a algum ser humano, pode acreditar que antes ele escolheu  me maltratar. Estou apenas devolvendo.

Agora, é claro que não gosto de todas as pessoas que  estão neste mundo. Prefiro até aquelas que estão no umbral, porque elas são melhores que muitos daqui. E não é necessário que todos gostem de mim, mas eu só respeito gente que tem coragem de assumir suas posições.

Na minha cabeça funciona assim: se gosto de você, prefiro que goste de mim. Se não gosto, também prefiro que você não me aprecie. Sabe porque? Porque eu gosto de receber o mesmo tratamento que dispenso aos outros. E me coloco no lugar do outro pra saber o que eu pensaria/faria nas situações semelhantes.

Quando estou numa maré ruim, sempre reflito sobre as questões e me faço a pergunta: "será que já fiz isso a alguém?" Às vezes reconheço que mereço, outras, tenho certeza que não. 

Outra ponto importante é que eu nunca tenho receio de falar o que sinto ou penso. Perguntou, eu respondo. E se não quiser responder, vou dizer: "não quero, não posso ou não sei responder a sua pergunta". Do mesmo modo, gostaria que as pessoas usassem da mesma franqueza comigo em qualquer situação, porque "quem fala a verdade, não merece castigo". 

O "não quero", é quando alguém me pergunta algo que não lhe diz respeito, algo que é só meu. Ai eu digo que não é da conta da pessoa. Claro, isso não vale para pessoas com quem você divide a sua vida, que fazem parte da sua caminhada. 
O "não posso", se envolve terceiros. Não vou contar segredo dos outros, coisas que me foram confiadas, então não respondo. E não adianta insistir, pois dou uma resposta mal-educada.
E o "não sei", é porque não sei tudo mesmo. Não posso falar daquilo que não sei. 

Mas de modo geral, não acho nenhuma pergunta anormal e invariavelmente respondo a tudo. Somos seres que pensam e acho muito natural o pensamento, o questionamento, por isso se penso mal de alguém não sinto culpa. O pensamento brota e você assimila ou não. Sou capaz de dizer pras pessoas: "pensei isso e isso de você", sendo bem ou mal.

Por falar em falta de educação, acho que sou considerada mal educada, pois a maioria (não todos) prefere o sorrisinho falso do que a rispidez verdadeira. Sei que posso ser verdadeira sem ser ríspida, mas a minha maneira de expressar, como tudo em mim, é muito intensa, então às vezes parece que estou brigando e às vezes parece que estou chorando, sem que nenhuma das duas coisas esteja acontecendo.

Só vou sorrir se sentir vontade, não pra agradar. E vou chorar se sentir vontade também. Alguns se sentirão felizes com meu choro e outros se sentirão agredidos pela minha felicidade. O inverso também acontecerá.

Mas eu não posso ser alegre ou triste, apenas para satisfazer a uns e outros. E vou perguntar, falar, explicar, apenas para aqueles que podem entender, que se dispõe a ouvir, pensar e compreender, porque quem já tem opinião formada sobre tudo, não precisa ouvir ninguém. De minha parte, prefiro ser como meu amado Raul, uma "metamorfose ambulante". 

Hoje sou menos radical, sei que mudar de opinião é saudável, mas continuo sendo uma pessoa de extremos, porque tudo aquilo que está no meio, continua, pra mim, de difícil compreensão. Não, eu não compreendo tudo. Pelo menos, tento. Mas às vezes não consigo. Quer ver uma coisa que me aborrece? Lidar com pessoas covardes, que tem medo de agir, viver, tomar decisões e ficam esperando a vida passar. A vida se vive todo dia. Não é ontem, nem amanhã. É hoje, agora. Gosto de gente rápida, decidida, corajosa, valente. Que cai e levanta, que ri e chora, que se emociona, que pede desculpas, que aceita um pedido de desculpas, que tem firmeza nas atitudes e doçura na alma. A fraqueza me assusta, não me comove. Mas eu tenho fraquezas também. Eu passo bons e maus momentos. Eu choro muito e rio muito. Só não vou ficar me lamentando pelos maus momentos o tempo inteiro. Eu choro, fico triste, arrasada, a mais triste do mundo, a mais arrasada do mundo. Depois levanto a cabeça, lavo o rosto e vou buscar a felicidade, esteja onde estiver, porque ela é direito meu e de todos. 

Tem dias que eu gostaria que não existissem. Tem outros que eu gostaria de prolongar. Tem festas que eu não gosto. Tem festas que eu adoro. Tem música que me deixa triste, tem música que só me faz feliz. Tem lugares que não entro, porque me trazem lembranças tristes. Tem lugares onde quero voltar, pra sentir alegria. Tem espaços que só vou se me sentir bem vinda, mas se for espaço/órgão público, eu vou mesmo sem ser convidada, pra perguntar tudo que o anfitrião não quer responder.

Gosto de fazer bem feito qualquer coisa, mas não almejo ser perfeita, porque os perfeitinhos são chatos demais. Gosto de fazer tudo a meu modo, mesmo que meu modo não seja o melhor, mas é a maneira como vejo. Não gosto de ser pressionada, porque não funciono sob pressão. Paro tudo e não faço nada. Gosto de liberdade, mas pra que ela exista, a responsabilidade  e a sinceridade tem que andar coladas. Gosto de criatividade e de gente criativa. Gosto de espaços onde posso exercitá-las. Gosto de gente que não vai com a maioria, que não adere só porque é moda. Gosto de pensar e gosto de gente que pensa. Sou exigente com os outros e mais exigente comigo. Gosto demais de música,  e mais ainda de escolher a música que quero ouvir. 

Sinto-me um ser humano livre, como todos são, pra ter opiniões, mesmo que elas choquem. Não gosto de amigo oculto, gosto de amigo ou inimigo, declarado! Sim tem inimigo que respeito mais que amigo. Aliás, pra ser inimigo, é necessário  ser alguém de respeito, caso contrário, estes (do mal, sem ser inimigos) devem permanecer apenas no limbo.

Por falar nisso, acho que a brincadeira deveria ser assim: "eu escolho fulano pra ser meu amigo oculto". Muito mais interessante, já que nem todos se gostam, nem todos gostariam de pegar o papelzinho com o nome de fulano ou beltrano, mas todos fingem que amam, principalmente perto do natal. Particularmente, não gosto de natal. Todo mundo fica bonzinho dia 24 e dia 25 já começa a colocar as asinhas de fora outra vez. Eu prefiro quem coloca as asinhas de fora o ano todo e é o que é, "doela a quem doela".

Outra coisa que acho que começa errado é o tal do casamento. Os noivos convidam as pessoas e depois viram as costas enquanto o padre conversa quase que intimamente só com os dois. Ora, se não é pra participar, porque tanta frescura? Eu não vou me casar, porque não acredito na metade das coisas que definem casamento. Acredito na outra metade, aquela que não contam. Mas casamento é diferente de amor e eu acredito é no amor. Voltando ao assunto, se fosse enfrentar o "quem contra quem", eu ficaria de frente para os convidados e o padre que tratasse de arrumar um lugar pra ele ficar e falar aquele monte de coisa, afinal, o povo é convidado, o padre seria obrigação. 

Aproveito para dizer que não sou chegada a padres (aquela batina esconde coisas que Deus duvida), exceto padre Fábio (que não quer ser perfeito), Padre Henrique (que fala, fala e eu não entendo nada) e padre Avilmar (este porque é intelectual e está salvo). O comando maior da igreja, principalmente o local, não me desperta simpatia. Já o Papa Francisco eu gosto. Bento XVI não. Eu conheço aquele olhar, que não encara, só olha por baixo. Desde pequena eu sei duas coisas muito importantes: que não se deve confiar em quem não olha nos olhos do interlocutor e não se deve receber copo com bebida das mãos de ninguém. O olhar de Bento é bem parecido com o olhar do comandante daqui.

Se eu gostar de você, terá um amigo para sempre, mesmo que não queira. Lealdade é uma coisa que faz parte da minha personalidade. Eu dou e quero receber. Não me importo com troco que fica na mão de fulano, com os CDs que ficam com o taxista, não me importo de pagar ou dividir conta, divido meus pertences, tudo igualmente (menos câmera fotográfica e sanduíche. Não me peça sanduíche. Eu  compro um pra você, mas não gosto de dar o meu, nem sanduíche nem sorvete e picolé) e se precisar fico com a pior parte, porque sei lidar com isso. Entretanto, não minta pra mim, porque eu te coloco no "caderno " de onde vc nunca mais vai sair. Eu não tenho medo de fazer perguntas nem de ouvir as respostas. Mas arque com suas posições.  

Ah, eu também não assumo erro nem acerto de outros. O que você faz de errado é de responsabilidade sua. O que eu faço de errado, é responsabilidade minha. E com os acertos idem. O que você faz, você fez. O que eu faço, eu fiz. Também não tenho vergonha de reivindicar aquilo que é direito meu. Não quero furar fila, tratamento privilegiado, nem dar uma de espertinha. Então não tente furar a fila em que estou, porque você vai ouvir. Se pedir, é outra coisa, porque eu também peço, e igualmente cedo a vez, mas na esperteza, não.

Não estou no facebook, mas sou blogueira das melhores. Meu trabalho é bem feito e feito com amor. Ando de táxi, mas já andei de moto-taxi e se precisar volto a andar.  Pago a vista e quando não tenho, fiado. Tenho amizades tidas como importantes e outras tida como não importantes, mas pra mim são iguais e faço questão de cultivá-las, pois amizade é uma coisa que pra mim tem valor. Não compreendo gente que trata amigo e inimigo como uma coisa só, e já que não posso entendê-los, prefiro me afastar. Ninguém está acima ou abaixo de mim. Não tenho complexo de superioridade nem de inferioridade. Não há poder ou cargo que dê a alguém o direito de se julgar acima dos mortais para cometer arbitrariedades e aplicar a inversão de valores. E não há autoridade que eu não possa enfrentar.

Gosto de conviver com gente que não pensa que é preciso que o outro fracasse pra que ele seja o vencedor. Gosto de gente segura, que sabe das suas qualidades, defeitos e limitações, sem que isso dependa da opinião de outros. Gosto de gente que não tem medo de ir ao encontro do desconhecido, de ousar, de fazer o que quer, se atrever, arriscar, caminhar, tendo ciência de que  a conquista requer esforço e dedicação. Gosto de gente que se envolve, comprometida com aquilo que faz. Que entende que pra saborear as coisas boas é preciso também encarar as coisas ruins e vencer os percalços.

Não fumo e não bebo, portanto, não me peçam pra segurar latinha de cerveja ou guardar maço de cigarro. Não gosto de homem que cheira à bebida ou cigarro. Amo flores. Me comovo e fico amolecida com elas, mas nunca ganhei de um homem um girassol, que é a flor que eu mais amo e a mais difícil de encontrar. Mas sei quem tentou e não conseguiu e quem nunca tentou. A tentativa de agradar já é muita válida.

Não gosto de me sentar à mesa com muitas mulheres. Acho que fica estranho. Mas numa mesa com muitos homens  eu me sento e fico à vontade. Acho a conversa dos homens mais saudável, mais respeitosa e menos venenosa. Também não gosto de turmas muito grandes. Não gosto que falem mal ou fiquem tentando me convencer de que pessoas que eu gosto não são legais. Sei tirar minhas conclusões e meu princípio é que ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim. A questão é que alguns escolhem exercitar o bem e outros, o mal. Até aquele pessoalzinho da oposição vazia e permanente, deve ter alguma coisa boa, embora muito, muito, muito escondida. 

Não sou pessoa de difícil convivência, mas minha franqueza assusta muita gente que acha mais fácil conviver com gente sem opinião e fácil de levar no bico. Se querem falar mal de alguém, falem, mas que seja diante da pessoa, porque é justo que ela tenha oportunidade de se defender, ou não. E meu ouvido não está à disposição para ouvir bobagens. Porém, gosto de me manter informada, porque caso alguém atire sem dó nem piedade nas pessoas que gosto, eu farei com que engula de volta cada palavrinha ofensiva proferida. Se não é santo, não tente fazer o outro de vilão. Peso e medida, tratamento justo, igualitário, ou não tem conversa. Boto o dedo na sua ferida.

Sou agitada, apressada e queria que o homem sangrasse, pra chegar ao menos perto de saber o que é uma TPM. Acho que o homem deveria sentir mais dor que a mulher, mas quando as pessoas que eu gosto sofrem , eu queria que Deus mandasse todas as dores pra mim, porque sei que sou capaz de suportar mais do que as pessoas que eu amo.

Eu converso com Deus, sem agendar com padres. Vou direto à casa dele e sempre sou bem recebida, embora não concorde com tudo que ele faz. Às vezes não o entendo. Mas confio e sei que sempre terei coisas boas. Eu peço, mas também agradeço o que tenho sem pedir. Eu tenho muita coisa. Sempre tenho roupas e sei me vestir, tenho sapatos, tenho comida boa, tenho família, tenho amor no coração, tenho amigos, tenho o bom senso de me afastar de quem não sabe ser amigo, tenho boa aparência, inteligência, sensibilidade, sei escrever, fazer fotos, entrevistas, locução, apresentação. Nunca soube dançar, mas sempre soube desfilar, não sou afinada pra cantar, mas sei escolher o que vou ouvir. Tenho olhos, ouvidos, boca, nariz, pés, mãos, pernas, braços e tudo que preciso. Minha vida não é mais fácil nem mais difícil do que a dos outros. É normal. 

Ás vezes pareço egoísta e às vezes até sou, se ser egoísta significa respeitar o que se sente e não se maltratar. Mas estejam certos que nunca terão surpresas desagradáveis. Não deixarei que acreditem numa pessoa que não existe. A pessoa que se mostra é a que existe. Com todas as emoções muito à flor da pele, mas nada de irreal.

Bem, não chega a ser uma msg de natal, mas afinal, como seria uma msg adequada de natal, já que o natal é algo tão inadequado??!!

Pra não correr o risco, desejo a todos um ótimo natal e tudo que me desejarem, recebam em dobro!

E uma prece, de Emmanuel, psicografada pelo mestre Chico Xavier, a todos que amo:

Prece de Amor:
Como estiveres, Deus te guarde.
Como penses, Deus te use.
Onde te encontres, Deus te ilumine.
Com quem estejas, Deus te guie.
No que fizeres, Deus te ampare.
Em todos os teus passos,
Deus te abençoe!... 

















Comentários