EDUCAÇÃO: BIBLIOTECA MUNICIPAL será MODERNIZADA

Educação

Biblioteca Municipal será modernizada

Texto e Fotos: Márcia Vieira




A Biblioteca Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, instalada no Centro Cultural Hermes de Paula, brevemente passará por modernização. O recurso para este fim já existe. A informação é de Mônica Vieira Figueiredo, diretora do espaço. O projeto que possibilitará a atualização foi encaminhado ao Fundo Municipal de Cultura ( FEC) e aprovado.

Dados apontam que em 2013 passaram pelo local 116.469 pessoas, média de 600 p/ dia. A biblioteca funciona das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira e recebe pessoas de todas as idades.

“O acervo, em torno de 50 mil livros, será digitalizado e as obras raras serão restauradas. O espaço também será climatizado para proporcionar conforto e comodidade aos frequentadores”, destaca Mônica.

Espaços - A Biblioteca é constituída por um salão principal, que recebe pessoas de todas as faixas etárias. Para crianças, há a sala Marcolina Athayde Rebello, com cerca de três mil livros. “Temos o projeto Caixa Estante, que disponibiliza aos professores 30 livros, durante um mês, para que seja revezado entre alunos e/ou trabalhado em sala de aula. Professores podem ainda agendar visitas e levar turma de alunos para passar algumas horas, desenvolvendo nas crianças o gosto pela leitura”, sugere a diretora.

Para deficientes visuais, a Biblioteca disponibiliza uma sala especial, com mais de mil livros em Braille. Já o telecentro, conta com 15 computadores e internet gratuita para a população. “Além daqueles que passam por aqui para colocar em dia a leitura de jornais, revistas e livros, o espaço é procurado também por pessoas que querem estudar para concursos. Somado a isso, temos ainda o Painel de Poesia Juca Silva Neto, que a cada 15 dias apresenta ao público um novo escritor”, informa Mônica.


Para o prefeito Ruy Muniz, a modernização da Biblioteca possibilita a todas as classes e faixas de idade o acesso à leitura. “Este é mais um grande passo na educação. Bons leitores tornam-se bons escritores, e Montes Claros é uma cidade de grandes talentos, basta estimulá-los”, afirmou o chefe do executivo.



Comentários