ACADEMIA MAÇÔNICA inova com participação feminina

ACADEMIA MAÇÔNICA INOVA COM PARTICIPAÇÃO FEMININA




 TEXTO E FOTO: GIRLENO ALENCAR

            A Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas foi instalada na noite de quarta-feira, em evento realizado na Loja Maçônica Filhos de Hiram, em Montes Claros, com uma novidade: receberá mulheres como Sócias Honorárias. O presidente Wanderlino Arruda anunciou a filiação de Ivone Oliveira Silveira, presidente da Academia de Letras de Montes Claros que neste ano comemora 100 anos, além de Amelina Chaves, viúva do maçom Almir Chaves e também da Academia de Letras de Montes Claros. Será a primeira vez que mulheres participarão de uma Academia Maçônica de Letras.
            Desde o ano de 2009 que a Maçonaria discutia a criação da Academia de Letras em Montes Claros, nos moldes da existente em Sete Lagoas e Juiz de Fora. A Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas tem como diferencial sua jurisdição regional, pois envolve 75 lojas de 86 municípios, vinculadas ao Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte). O presidente do Conselho, Silvio Cesa Carvalho salienta que a principal função da Academia Maçônica de Letras é fomentar a atividade cultural dentro da instituição.
            Além da posse de 40 maçons como sócios efetivos, a Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas tem sócios honorários, como o ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, José Geraldo de Freitas Drumond e o empresário Luiz de Paula Ferreira, ambos egressos da Loja Deus e Liberdade, Thier Penalva, considerado um dos maiores pesquisadores sobre a Maçonaria, Cesario Termando Rocha, Célio Brito, Dário Cotrim, José Jarbas Oliveira Silva e Waldir Senna Batista.
            Entre os beneméritos, os Grão-Mestres Euripedes Barbosa Nunes, de Goiás e Amintas Araujo Xavier, Lázaro Emanuel Franco Rocha e Leonel Ricardo Andrade, todos eles de Minas Gerais, além de Jorge Lasmar, da Academia Maçônica de Minas Gerais. O sócio correspondente é Joenildo Chaves, montesclarense desembargador no Mato Grosso. Todos associados até agora são maçons, ativos ou mesmo afastados. A exceção agora será a filiação de mulheres;
            A filiação de Ivone Silveira e Amelina Chaves deverá ocorrer em 20 de agosto desse ano, quando será realizada a próxima sessão magna da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas, que na data publicará  o primeiro livro, com os currículos e história dos 40 patronos, além dos associados efetivos, honorários, beneméritos e correspondentes e também outros artigos.
            A inserção feminina na Academia Maçônica recebeu o apoio dos Grão-Mestres presentes a solenidade, Euripedes Barbosa Nunes e Amintas Araújo Xavier. A escritora Ivone Silveira, que neste ano completa 100 anos de idade, parabenizou a Maçonaria pela criação da Academia de Letras e convidou os associados dela a trabalharem em parceria com a Academia Montesclarense de Letras, sob sua presidência há 30 anos.

Comentários