HOJE é DIA de...RAPIDINHA C/ AFFONSO ROMANO de SANT'ANNA

HOJE É  dia de...

imagem da internet
RAPIDINHA com... AFFONSO ROMANO DE  SANT'ANNA, escritor.

Foto arquivo Márcia Vieira
HOJE é DIA de festejar o escritor AFFONSO ROMANO de SANT"ANNA, nascido em 27 de março. Para comemorar, o blog traz uma "RAPIDINHA" exclusiva com o poeta, querido, cultuado e de importância ímpar para o país. Deliciem-se e conheçam um pouco mais do Affonso.

AFONSO ROMANNO DE SANT’ANNA é mineiro  de Belo Horizonte. E foi na capital de Minas que deu os primeiros passos na literatura, até consagrar-se como um dos melhores e mais cultuados escritores do país. Lecionou na Califórnia, ministrou cursos na Alemanha, Dinamarca, França e outros. Foi Diretor do departamento de Letras e Artes da PUC-RJ, criou o encontro literário Expoesia e participou ativamente dos movimentos que transformaram a poesia no Brasil. Cronista, entre outros, dos jornais O Globo, Correio Brasiliense, Estado de Minas e Jornal do Brasil, onde entrou substituindo a coluna de Carlos Drummond de Andrade, escritor sobre o qual Affonso estudou e escreveu, em sua tese de doutorado.
 

Foi Presidente da Biblioteca Nacional(RJ) de 1990 à 1996 e graças ao seu trabalho, que incluiu a informatização da Biblioteca e outras ousadias, o Brasil foi o pais-tema das Feiras de Frankfurt e Bogotá, respectivamente, em 1994 e 1995. Entre as inúmeras obras do escritor, está o cultuado "Que País é Este".


Romano é casado desde 1971 com a escritora Marina Colasanti e vive cidade maravilhosa. E hoje, 27 de março,  dia em que faz aniversário, é o convidado especial da "Rapidinha" do blog, Confira:

MVY: Ser escritor é.....
ARS: Escrever a vida.

MVY: E se não fosse escritor seria.....
ARS:Pelo menos leitor

MVY:Literatura no Brasil é....
ARS: Padecimento glorioso

MVY:Meu estilo de vida é.....
ARS: O mais livre, leve e solto possível

MVY:Gosto de escrever quando....
ARS: Nas situações mais variadas

MVY:Minas Gerais me deu...
ARS: Um ouro inestimável

MVY:O Rio de Janeiro me traz...
ARS: O mar, o amor

MVY:Ser pai é uma tarefa...
ARS: Interminavelmente boa

MVY:O bom do casamento é....
ARS: Que se vive aprendendo a amar

MVY: Tenho dificuldade para...
ARS:Tocar violão

MVY: Mas sou ótimo em...
ARS: Dar aulas e lidar com palavras

MVY:Liberdade é uma palavra.....
ARS: De quatro silabas

MVY: O melhor momento do dia é quando ....
ARS:De repente, o dia ganha a 4°dimensão


MVY: A melhor parte de ser homem é....
ARS: Desejar  mulher

MVY: Mas seu eu fosse mulher....
ARS: Procuraria um homem

MVY: Já me senti vítima de....
ARS: Inveja (injustificável)

MVY: Minha melhor crônica é....
ARS: A que os leitores reproduzem

MVY: Nunca mais faria....
ARS: Voltaria ao serviço público

MVY:Tenho mania de ....
ARS: De viver a morte

MVY:O que me tira do sério é...
ARS: Uma boa piada

MVY: Entre ser pai, marido, filho e escritor eu acho que me saí melhor como.....
ARS: Ginasta no colégio

MVY: Tenho preconceito com....
ARS: Contra preconceitos

MVY:Vejo que a maturidade me fez bem porque....
ARS: Me traz comprensão de mim mesmo

MVY:O mundo precisa de....
ARS: Tolerância

MVY:Ninguém merece....
ARS: Viver num país com tanta corrupção

MVY: Todo mundo merece....
ARS: Ser feliz

MVY:Não convidaria para a minha mesa....
ARS: Invejosos, racistas, machistas

MVY:Mas levaria para o meu espaço... 
ARS: Todos os que amo

MVY: Eu me arrependo de....
ARS: De não ter sido cantor

MVY: Com as frustrações aprendi a....
ARS: Que isto é normal

MVY: Minha maior loucura foi...
ARS: Acreditar que nossa geração ia resolver o Brasil

MVY:Eu não tenho coragem para....
ARS: Tudo depende…

MVY:Meu ponto fraco é....
ARS: É o meu forte

MVY: A melhor palavra do meu dicionário é...
ARS: Amizade


MVY: Pra ser gente é necessário...
ARS: crescer

MVY:Ter jogo de cintura é essencial porque....
ARS: Vara que não verga, quebra

MVY: Sou um cara bacana porque....
ARS: Não sou bacana, apenas moro perto de Copacabana

MVY: Sou um cara chato ou intolerante com....
ARS: Burrice e mau gosto

MVY: Se fosse Deus por um dia, eu....
ARS: Faria um homem com menos defeito

MVY: Eu me inspiro em (ou com).....
ARS: tudo

MVY: A entrevista mais difícil foi...
ARS: Foi de um jornalista que veio aqui  para competir comigo

MVY: Sou fã de....
ARS: Dorival Caymmi

MVY: Fico constrangido com....
ARS: elogios

MVY: Quando estive  em Montes Claros  eu ....
ARS: Me espantei com tanta gente simpática

MVY: Em BH eu...
ARS: Trabalhei num banco

MVY: No Rio eu...
ARS: No JB, PUC,  e fui vizinho de Rubem Braga

MVY: Meu Livro de cabeceira é....
ARS: Depende da insônia

MVY: O filme que mais assisti (e gostei) até hoje foi...
ARS: La Strada

MVY: Prefiro sexo à.....
ARS: À feijoada

MVY: Uma rapidinha é......
ARS: Pode ser boa, e ter função de aspirina

MVY: Para ser feliz é preciso....
ARS: Querer sê-lo 

MVY: Minha frase favorita é.....
ARS: Eu sou o que sou e não o que poderia ser

MVY: E meu conselho profissional é...
ARS: Ser escritor é ser leitor

MVY: Eu ainda sonho...
ARS: Que o Brasil  um dia será um país legal….

É isso, AFFONSO! Parabéns pelo seu dia, pela contribuição ao nosso país e pela atenção conosco. O blog deseja a você,  luz, vitórias, paz e bem!!!



Quer ver os textos do Affonso? VEJA O SITE/BLOG do escritor: www.affonsoromano.com.br

Ou sua página do facebbok:



Comentários

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.