HOJE É DIA ....

HOJE É DIA da

DOUTRINA ESPÍRITA e de ALLAN KARDEC


A DOUTRINA ESPÍRITA foi estabelecida  a partir da fusão de religião, ciência e filosofia. A codificação espírita está em livros como “O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Livro dos Espíritos" e "O Livro dos Médiuns". O termo espiritismo foi cunhado por ALLAN KARDEC, falecido em 31 de março de 1869. O espiritismo, de acordo com Kardec, trata da natureza origem e destino dos espíritos, sua relação com o mundo corpóreo e as conseqüências morais que dela emanam. É uma doutrina voltada ao aperfeiçoamento moral do homem.

A lei de evolução está intimamente ligada à reencarnação e alei de causa e efeito. A doutrina espírita explica que, sendo o espírito dotado de livre-arbítrio, este responderá pelo bem ou mal que proporcionar a si mesmo e aos outros. A lei de causa e efeito procura explicar os acontecimentos da vida atribuindo um motivo justo que gera uma consequência proveitosa para o espírito. Através da reencarnação o espírito pode provar as experiências adquiridas na pratica do bem ou reparar o mal que praticou em anteriores encarnações.

Dados de 2005 apontam que existem aproximadamente 15 milhões de adeptos da religião pelo mundo. Em 2010, os estudos apontaram que o Brasil é o pais com maior número de adeptos. A Federação Espírita Brasileira foi fundada em 2 de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro. Em 2004 completou 120 anos. É uma sociedade civil, religiosa, educacional, cultural e filantrópica, que tem por objeto o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da codificação de Allan Kardec. No Brasil, a figura mais conhecida do espiritismo é CHICO XAVIER.


“...O Espiritismo, restitui ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação. Constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos de cor”.  (A.K.)


“O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos. Esses laços, uma vez bem compreendidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a Legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essas anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje.” (A.K.)


CITAÇÕES ALLAN KARDEC





Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.” 

Os espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.” 


Com o Espiritismo, a humanidade deve entrar numa nova fase, a do progresso moral, que é sua consequência inevitável..


Não são os da consanguinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de ideias, os quais prendem os espíritos antes, durante e depois de suas encarnações.” 


Comentários