IPTU: IDOSOS e DEFICIENTES podem pedir ISENÇÃO

Idosos e deficientes podem requerer isenção do IPTU no hall da Prefeitura
Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Wilson Medeiros

A Prefeitura de Montes Claros está recebendo solicitações de idosos e de deficientes físicos interessados em obter a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2014. Os interessados em requerer a isenção do IPTU devem comparecer ao prédio da Prefeitura de Montes Claros, entre 8 e 18 horas. Tanto o esclarecimento de dúvidas como a abertura dos processos para a isenção estão sendo realizados no hall da Prefeitura.
No caso da isenção para idosos, podem ser beneficiados os contribuintes com idade acima de 60 anos, proprietários de um único imóvel onde residam cujo valor venal esteja abaixo de R$ 50 mil. A renda da família também não pode ser superior a dois salários mínimos. Para se beneficiar da isenção, o imóvel deve ser estritamente residencial. A presença de uma porta de loja anexa, mesmo que sem uso, já impossibilita o contribuinte de usufruir do benefício.
Para a solicitação de isenção do IPTU para deficientes físicos, além de identidade e CPF (do proprietário e do cônjuge), ainda deve-se apresentar atestado médico indicando os problemas de saúde (portadores de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - HIV - e pacientes com câncer também podem usufruir do benefício da isenção) ou a deficiência física, além do comprovante de renda (declaração do INSS).

Comentários