MOBILIDADE URBANA: Praça de Esportes aliviará trânsito

PRAÇA DE ESPORTES ALIVIARÁ TRÂNSITO EM MONTES CLAROS


 Texto: Girleno Alencar

            A Praça de Esportes poderá ser usada para aliviar o trânsito na área central em Montes Claros, inclusive recebendo duas estações de embarque e desembarque de usuários do transporte coletivo urbano, para acabar com a saturação atual das praças Doutor Carlos e Coronel Ribeiro. A presidente da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (MCTrans), Ivana Colen Brandão, anunciou durante a reunião promovida pelo Lions Clube Montes Claros Sertanejo que os estudos estão sendo elaborados dentro do Projeto de Mobilidade Urbana, mas sem comprometer a área histórica da Praça de Esportes, que será preservada integralmente.
            Na abertura dos trabalhos, o secretário municipal de Defesa Social, coronel reformado Franklim de Paula Silveira relembrou que qualquer mudança na área de trânsito, principalmente no hipercentro, é sempre polêmico e gerador de discussões, mas que a Prefeitura está disposta a discutir os assuntos. O projeto de Mobilidade Urbana, liberado pelo Ministério das Cidades, segundo ele, deverá ser implantado em fevereiro de 2015, em razão do ano eleitoral impedir receber recursos públicos.
            O secretário Franklin de Paula Silveira explicou que a criação da faixa exclusiva de ônibus criada na avenida Geraldo Athayde teve 90% de aprovação e deu maior fluidez ao trânsito, levando os motoristas a pedirem que a mesma medida seja levada a outras avenidas, como a Cula Mangabeira. Ele lembra que Montes Claros tem 410 mil pessoas trafegando durante o dia; 420 mil aos sábados e 430 mil a noite, quando as suas ruas foram projetadas há mais de 20 anos para outra realidade.
            A presidente da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (MCTrans), Ivana Colen Brandão mostrou que um dos maiores problemas atuais na área central de Montes Claros é que as praças Doutor Carlos e Coronel Ribeiro não suportam mais o embarque e desembarque de passageiros e por isto, estão programados novos pontos, como Praça de Esportes, Rodoviária e Mercado. Anunciou que nas ruas transversais do centro, muitas ruas receberão calçadas com piso tátil direcional para deficientes e ainda rampas de acessibilidade, com as calçadas sendo alargadas. O estacionamento em muitas delas deverá ser impedido.
            Um dos pontos de estrangulamento da cidade, a confluência das avenidas Deputado Esteves Rodrigues com João XXIII será aliviado com o tamponamento de 260 metros do canal em frente ao Mercado Municipal, impedindo que os motoristas cheguem até aquele cruzamento. Ela lembra que propuseram  a criação de elevado na área,  quando isto é inadequado, pois estrangularia o trânsito na Praça de Esportes. Ivana Colen alerta que a solução para a avenida João XXIII seria a construção do Anel Rodoviário. A avenida receberá faixa exclusiva de ônibus e terá estacionamento proibido até às 20 horas.
            Algumas mudanças que foram realizadas, segundo ela, aliviaram o trânsito na área central: a mudança de direção na rua Coronel Antônio dos Anjos desestimulou o fluxo para o hipercentro; o fechamento de quarteirão na rua São Francisco no fundo do Shopping Popular; as prioridades nas várias esquinadas da rua Doutor Veloso. A rua Lafetá, que é ponto de estrangulamento, terá proibido o estacionamento, mas receberá calçadas largas.
            As maiores mudanças serão na Praça de Esportes, visando dar maior fluidez naquela parte da cidade. Isso inclui usar uma parte daquela praça. Inclusive, está se estudando a utilização de espaço daquele logradouro para integração humanizada das áreas de embarque e desembarque nas avenidas Armênio Veloso e Padre Chico. Ivana Colen anunciou a criação do Centro de Controle Operacional na MCTrans, onde a empresa estará acompanhando todo fluxo dos ônibus do transporte coletivo urbano na cidade. No caso dos estacionamentos particulares, ela lembra que o Plano Diretor propõe a prioridade para o transporte coletivo e de pedestres, mas e a Lei de Uso e Ocupação do Solo permite a criação deles, em situação que precisa ser resolvida.

            

Comentários