MINHA CASA, MINHA VIDA: ENTREGA DE CHAVES EM MONTES CLAROS

Minha Casa Minha Vida
Realizada a entrega das chaves do Conjunto Habitacional Minas Gerais
Texto: Pedro Neto
Fotos: André Senna




Mais de 400 casas do Conjunto Habitacional Minas Gerais, construídas com  recursos  do  Fundo de Arrendamento Residencial  (FAR), foram entregues  aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida  na manhã desta sexta-feira, dia 11.  As unidades foram entregues aos beneficiados durante solenidade coordenada pela Prefeitura, em conjunto com a  Caixa Econômica Federal (CEF). O empreendimento recebeu investimentos da ordem de  quase R$ 30 milhões, sendo que as casas beneficiam famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil e cada  beneficiado terá direito, ainda, ao cartão Minha Casa Melhor, que proporciona condições de  comprar até R$ 5 mil em móveis e eletrodomésticos.
Até hoje já foram construídas, em Montes Claros, 5 mil casas populares através do programa Minha Casa Minha Vida. Cada residência possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e é dotada de sistema de aquecimento solar. O objetivo da administração é construir mais três mil residências nos próximos três anos, visando diminuir o déficit habitacional na cidade, viabilizando, ainda, a retirada de famílias de áreas de risco ou de vulnerabilidade social. Em todos os conjuntos  uma porcentagem dos imóveis é reservada para portadores de necessidades especiais e idosos.
Durante  a  entrega das casas o  superintendente nacional de habitação da Caixa, Roberto Luiz Beckman, elogiou a parceria entre a instituição financeira e a Prefeitura de Montes Claros. “Estamos trabalhando em conjunto e percebemos o quanto a administração é séria e transparente. Com certeza vamos avançar ainda mais, levando  benefícios para a população de Montes Claros, principalmente aquela mais necessitada”, afirmou o  superintendente, garantindo que  não medirá esforços no sentido de liberar os recursos que a cidade precisa  para avançar em vários projetos importantes, como o do setor habitacional.
O prefeito Ruy Muniz foi enfático ao destacar a importância do programa Minha Casa Minha Vida em Montes Claros. “Já entregamos quase 5 mil casas e  vamos chegar a 8 mil residências”, afirmou o chefe do Executivo,  ao afirmar que em breve serão liberados R$ 12 milhões para a construção de unidades escolares, de saúde e postos policiais  nos conjuntos já concluídos e nos que ainda estão em fase de  conclusão. “Por enquanto, vamos destinar  ônibus do transporte escolar para atender aos alunos nestes locais”, afirmou o prefeito, que esteve na solenidade acompanhado  de secretários municipais, dentre eles o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Luciano Guimarães.
Para a universitária Vanessa Cristina Silva, portadora de necessidades especiais e que morava em área de risco na região do bairro Santo Antônio, a  casa  chegou em um ótimo momento.  “É muito bom saber que agora tenho uma residência fixa e com  parcelas que posso pagar”, afirmou Vanessa, que recebe, mensalmente, auxílio-doença.
Com oito filhos, Eliza Cristina Oliveira, que morava no bairro Eldorado, está satisfeita com o benefício. “Precisava muito desta casa e agradeço a todos que me ajudaram a consegui-la”, declarou, lembrando que a residência atende aos seus objetivos e que possui boa qualidade.
O casal José de Deus Reis e Flaviana Rocha também manifestou satisfação em receber as chaves da nova casa. Os dois, juntamente com dois filhos, moravam no bairro Cidade Industrial e esperavam pela unidade habitacional com ansiedade.  “Agora vamos comprar  mais móveis, colocar os meninos na escola e  melhorar nossa vida.  Só faltava esta tranquilidade”, disseram.

Comentários