SAMU realiza TREINAMENTO

Samu realiza treinamento de urgência e emergência

O objetivo é promover a integração dos serviços pré e intra-hospitalar de urgência e emergência e estimular o trabalho integrado da Rede de Urgência do Norte de Minas
 



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte) inicia, nesta semana, o treinamento para atendimento de urgência e emergência para os socorristas e profissionais que atuam nas portas de entrada dos hospitais de Montes Claros e dos 36 municípios onde estão sediadas as bases descentralizadas do Samu.
O treinamento está sendo ministrado pelos instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Samu com objetivo de integrar os serviços pré e intra-hospitalar de urgência e emergência, alinhar e desenvolver técnicas de atendimento e manutenção da vida.
A primeira a cidade a receber o treinamento foi Capitão Enéas, nesta segunda-feira (14/04). Nesta terça-feira, o curso está sendo realizado em Itacambira.
Ricardo Afonso Veloso, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cisrun), responsável pela gestão do Samu na região, diz que o treinamento dos socorristas do Samu é uma atividade permanente, mas é importante promover o alinhamento dos protocolos e condutas com os profissionais que atendem nas portas de entrada dos hospitais para que haja um nivelamento do serviço. “Em casos de urgência e emergência cada segundo pode ser um diferencial entre a vida e a morte e é importante que todos os profissionais envolvidos estejam padronizados e sincronizados, de forma que o atendimento aconteça com segurança, eficiência e no menor tempo possível. Por isso, é importante a realização de treinamento para compartilhar informações e padronizar o serviço em todas as etapas”, ressalta.
Com aulas teóricas e práticas, durante o curso são abordados temas como técnicas de imobilizações e transporte, suporte básico e avançado de vida adulto e pediátrico, biossegurança, avaliação primária e secundária no trauma, acidente com múltiplas vítimas, abordagem ao paciente queimado, técnicas de imobilizações e contenção de hemorragias, uso de equipamentos de proteção individual, parto de emergência, ECG digital e sistema Telecárdio, entre outros.
Até o dia 30 de abril, o curso será realizado em Francisco Dumont (16), Bocaiuva (17), Coração de Jesus (28), Ibiaí (29) e Ponto Chique (30)
No mês de maio será elaborado novo cronograma, contemplando profissionais de outros municípios. A expectativa é que todos os 36 municípios sejam alcançados até o final do ano.
 
  Texto: Jerúsia Arruda
Assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte

Comentários