FIEMG: EMPRESÁRIO de SALINAS é o homenageado em 2014



Empresário de Espinosa é o homenageado da FIEMG este ano como “Mérito Industrial do Norte de Minas 2014”.
A entrega da homenagem vai ser no dia 15 de maio, em Belo Horizonte, na comemoração do Dia da Indústria.



O Dia da Indústria, oficialmente escolhido como 25 de maio, foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da CNI e da Fiemg.

Em Minas a comemoração teve início em 1960, na gestão do presidente Fábio de Araújo Motta. Naquele ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964, por motivos diversos, a Fiemg não outorgou a medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, no dia 25 de maio ou em datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque. Este ano, a Fiemg vai comemorar a data no dia 15 de maio, durante cerimônia no Expominas quando também estará tomando posse a nova diretoria da Fiemg para o período 2014/2018.

Desde 1965 os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o Estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham no mínimo de 10 anos de comando empresarial, pioneirismo na atuação além de relevantes serviços prestados à comunidade.

Os Sindicatos Patronais do Norte de Minas indicaram este ano o empresário Lucivaldo de Barros Lima, do segmento da indústria do vestuário, hotelaria, comércio varejista de confecções e comércio de combustíveis do município de Espinosa.

Desde 1984, Lucivaldo atua no segmento empresarial, inicialmente como comerciante do segmento de tecidos e, a partir de maio de 1996, também como empresário do segmento industrial com o inicio da produção de confecções do vestuário.

É proprietário da AMIL Confecções, fábrica de roupas masculinas com clientes em todo o Brasil. A especialidade da indústria é camisaria, com uma produção atual de mais de um milhão de peças/ano. É ainda proprietário do Hotel AMIL e de postos de combustíveis, além de lojas de roupas masculinas e femininas, gerando cerca de 100 empregos diretos e 500 indiretos.

“Os homenageados com o Mérito Industrial recebem a medalha, que um dia esteve no peito do presidente JK. Foram, todos, indicados por seus sindicatos representativos que neles identificaram plena devoção à causa da indústria. Com Lucivaldo não foi diferente, seu trabalho é reconhecido no segmento empresarial bem como seus esforços em gerar emprego, renda e oportunidades de desenvolvimento para uma região bastante castigada pelas intemperes da natureza”, destaca o presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques Batista. 

O homenageado diz que “é motivo de muito orgulho receber o reconhecimento que um dia foi dado a um dos maiores ícones destes pais, o também mineiro JK, e é para mim uma honra. Quando os meus olhos se voltam para o passado, vejo tudo o que batalhei para chegar até aqui. E quando me vejo no agora, sinto que se fosse necessário faria tudo de novo. O mérito industrial da Fiemg é a uma injeção de motivação para o presente e para futuros projetos. Deixo aqui meu agradecimento e reafirmo o meu sentimento de orgulho e honra”.

Ele divide ainda a homenagem com sua equipe de trabalho destacando que “como empreendedor, sou líder de um time formado para alcançar os objetivos rumo ao desenvolvimento e crescimento de nossas empresas. E por estar à frente deste
empreendimento, tenho imenso prazer em voltar para minha equipe e
dizer:
muito obrigado pelo trabalho, pelas ideias e pelas inovações
que vocês têm trazido às nossas empresas

Texto/Foto: Assessoria FIEMG







Comentários