SAMU realiza treinamento p/ profissionais dehospitais

SAMU realiza treinamento para profissionais dos hospitais
Equipe assistencial do Alpheu de Quadros e médicos residentes de diversas especialidades participaram do curso



Com objetivo de alinhar as ações entre os componentes pré e intra-hospitalar, instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte) realizaram, nos dias 12 e 13 de junho, curso de urgência e emergência para a equipe assistencial do hospital Alpheu de Quadros.
Cerca de 30 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, participaram do curso que abordou temas como suporte básico de vida adulto e pediátrico, avaliação primária e secundária no paciente clínico e politraumatizado, técnicas de imobilização, pranchamento e contenção de hemorragias.
Durante o curso os participantes conheceram melhor o funcionamento do SAMU. “Apresentamos as especificidades do serviço, evidenciando a importância de alinhar as ações no atendimento pré e intra-hospitalar para maior efetividade da assistência aos pacientes”, ressalta Ubiratam Lopes, coordenador do NEP.
Segundo o enfermeiro, o treinamento está sendo realizado em todos os hospitais que integram a rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, promovendo o alinhamento das condutas e a sinergia entre as equipes, melhorando a segurança e a qualidade do atendimento de urgência, o que está impactando positivamente na assistência e na sobrevida dos pacientes.
No sábado, 14/06, os instrutores do NEP ministraram a aula inaugural do curso de Urgências em Trauma, destinado a médicos residentes dos hospitais de Montes Claros.
Médicos de diversas especialidades participaram de aulas práticas ao ar livre, na serra da Sapucaia, após um deslocamento de 6 quilômetros, a pé.
Durante o curso os médicos receberam orientações sobre suporte básico de vida, técnicas básicas e avançadas de imobilizações, abordagem ao paciente politraumatizado no ambiente pré-hospitalar, e avaliação primária e secundária no trauma.


Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação
CISRUN / SAMU Macro Norte

Comentários