EXPOMONTES 2014:RURAL realiza primeiro LEILÃO da história da ENTIDADE

EXPOMONTES 2014
Rural realiza primeiro leilão da história da entidade

Apesar da novidade, 60% dos animais foram comercializados


Um dos momentos mais esperados pelos pecuaristas durante a 40ª Expomontes são os leilões. Nesse momento, eles avaliam o rebanho, pensam e disparam seus lances. Nas últimas três edições, 25 milhões foram movimentados nessas negociações. Em 2014, nove leilões estão programados, mas um deles chamou a atenção pela inovação no sábado (5): o leilão virtual.

“Nessa modalidade, temos o lote aparecendo em telões. É com essas imagens gravadas que os compradores vão decidir o valor investido”, explica o diretor de Leilões da Sociedade Rural, Avelino Murta.

A novidade chamou atenção de muita gente. O produtor rural Pedro Teixeira está acostumado a ver o rebanho de perto, mas ele acredita que o futuro é esse:

“A gente acha estranho por sempre vir nos leilões e ver tudo ao vivo. O que estou vendo aqui, com certeza, é a modernidade. Hoje, muita coisa é feita a distância e vejo isso com os meus filhos no computador.

Para contribuir para a exibição do leilão e a captação das imagens, a TV Canal 20 abriu um espaço na sua grade de programação para este primeiro leilão: “É um momento de importância para os criadores que querem vender e para quem está pronto para comprar. O empresário rural quer ver seu produto render e as despesas diminuir. Isso é uma solução”, afirma Roberto Machado, proprietário da emissora.

Dez dias foram gastos para realizar as imagens dos 23 lotes apresentados neste leilão. “Isso é uma inovação que traz um custo benefício para todos. O rebanho não se desgasta com o deslocamento e ao mesmo tempo o dono economiza no gasto desse trajeto”, afirma o responsável da Ruralpel Leilões, Thiago Leoni.

Mas, a emoção não ficou virtual, com uso de emoticons ou gírias do “internetês”. Moças atentas caminham entre os compradores, enquanto o leiloeiro anunciam o valor que é dado ao lote. Olhares rápidos e o valor do lance cresce. Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três: a batida do martelo define que mais uma venda foi concluída.

“No ano passado, eu disse que a tínhamos a Expomontes da superação. Este ano, nossa exposição é da inovação e da evolução”, afirma o presidente da Sociedade Rural Osmani Barbosa Neto.

Ao todo cerca de 60% dos lotes foram vendidos no primeiro Leilão Virtual e a proposta é que essa prática se torne mais frequente:

“Esse foi só o começo de uma ideia que discutimos bastante. Agora, vamos avaliar os resultados e vamos aumentar esse processo de vendas”, conclui Avelino.

Comentários