LOJA de ARTESANATO é destque entre consumidores de ARTE

ATRAÇÃO À PARTE
 
Loja de artesanato  é destaque  entre consumidores de arte
 
Texto e Fotos: Márcia Vieira
 
Elias de Deus Duarte é artesão, natural de Grão Mogol, e reconhece o que é um bom trabalho. Passando pela parte histórica da cidade foi atraído por uma namoradeira que repousa na janela do Sobrado Versiani-Maurício, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura. “Eu trabalho com argila e não pude deixar de notar a peça quando passei por aqui. Sou um apaixonado por artesanato e meus olhos buscam o que é bonito”, diz referindo-se às diversas peças distribuídas numa sala do primeiro andar do casarão. É ali que ficam expostos os trabalhos confeccionados pelos artistas da Casa do Artesão.
 
Ao entrar, Elias ficou ainda mais surpreso e se emocionou ao ver um pote, objeto que guarda na memória afetiva. “Isso aqui me traz de volta à tenra idade. Os potes tinham diversas utilidades e lembram os nossos antepassados. Hoje em dia, todos os utensílios são à base de plástico ou de alumínio, materiais que prejudicam a saúde. No entanto, a natureza esta aí, exuberante, nos oferecendo várias alternativas”, explica ele, que tem preferência pelas peças rudimentares.
 







Terezinha Fernandes, responsável pela loja, revela que diversas pessoas passam pelo local todos os dias e principalmente durante os eventos culturais.  As peças mais procuradas são mesmo as namoradeiras, que aparecem em diversas cores e formas. Em seguida, vem os catopés, figuras que representam bem o folclore do Norte de Minas e seu mais tradicional evento: as Festas de Agosto.
 
Foi justamente isso que levou ao espaço nesta tarde,  o psicólogo Danilo Lisboa: “Procuro uma peça para presentear os conferencistas do nosso seminário, que começa hoje. Quero algo que caracterize bem a região”. A intenção de Lisboa era encontrar  um objeto que fortaleça os aspectos culturais e a formação dos profissionais do setor na região. Depois de apreciar os trabalhos, Danilo optou por um prato com suporte, cuja pintura retrata a Igreja dos Morrinhos, de arquitetura muito apreciada por artistas, moradores e turistas. O presente será ofertado a uma psicóloga  do Rio de Janeiro.
 
As peças são vendidas a preços acessíveis, de acordo com avaliação dos próprios consumidores.  “Este espaço é muito importante, o preço é justo e a loja tem fácil localização”, encerra Danilo.
 
Serviço:
 
Loja de Artesanato  de Montes Claros e Região
 
Endereço: Secretaria Municipal de Cultura
 
Rua Cel. Celestino, 99- Centro

Comentários