MONTES CLAROS AEROTRÓPOLE?

Montes Claros poderá ser uma  Aerotrópole

O conceito de cidade-aeroporto é tido com uma das 10 ideias que vão mudar o mundo

A convite do Subsecretário de Investimento Estratégico do Estado de Minas, Luiz Antônio Athayde, Pávilo Miranda, Presidente da ADENOR, participou na capital mineira do lançamento do projeto Aerotrópole, durante o Seminário Técnico do 2º Master Plan Econômico da Região Metropolitana de BH e Colar Metropolitano, em Belo Horizonte, no dia 18 último.  Na oportunidade, o Subsecretário de Estado Luíz Antônio Athayde relatou ao Presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas - ADENOR, o forte interesse do Governo de Minas de reproduzir este mesmo  projeto  de negócios para a região metropolitana de Montes Claros.
     O conceito é o de uma cidade que se desenvolve ao redor do aeroporto, sendo uma região com infraestrutura de todos os tipos de serviços e de indústrias. “Cada vez mais, os aeroportos se tornam peças importantes na economia, daí o projeto Aerotrópole ganhar força na estruturação da cidade para os próximos 20 anos”, pontua Pávilo Miranda.
Durante a reunião, Luíz Antônio Athaide antecipou, inclusive a contratação já programada  para outubro pelo Governo do Estado de empresa estrangeira de consultoria para elaboração deste diagnóstico e planejamento das etapas de implementação em Montes Claros. “Valendo-se das diretrizes do Master Plan, os municípios terão a oportunidade de almejar um maior crescimento econômico através de um planejamento inteligente de seus territórios, criando um ambiente atrativo para novos negócios”, garante Athayde.
             "Especialista no assunto, o norte-americano John Kasarda ressalta que, atualmente, existem 80 aerotrópoles em desenvolvimento no mundo, incluindo a experiência mineira, com o aeroporto Tancredo Neves. Ao todo, cerca de dez estão em funcionamento, com destaque para o terminal de Schipol, em Amsterdã, na Holanda. “São mais de mil multinacionais na área próxima ao aeroporto. Os investimentos entraram e a cidade se tornou um dos principais centros de negócios da Europa, de bens e de serviços. O conceito de cidade-aeroporto é tido com uma das 10 ideias que vão mudar o mundo ”, enfatiza.

Comentários