PIRAPORA SEDIA SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Pirapora sedia Simpósio Internacional 
 

Flávia Fernandes

Edição: Thiago Matos


Foi aberto na segunda-feira, (25/08), em Pirapora, o 2º Simpósio Internacional “Intervenções Responsáveis no Meio Ambiente” (Responsible Intervention in the Environment). Realizado com apoio da Prefeitura, o evento internacional acontece no anfiteatro do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).
O Simpósio, (que será encerrado em 30/08), é resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG), além de instituições de ensino superior estrangeiras.
 “Nosso objetivo é apresentar o resultado de pesquisas sobre a recuperação de solos e de áreas contaminadas por metais pesados e outros poluentes, que vários cientistas realizam desde 2010, na região de Pirapora e outras”, destacou o professor alemão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Adolf Heinrich Horn, que é doutor em Geoquímica.
O evento em Pirapora reuniu pesquisadores da Holanda, França e Índia, além de professores e estudantes dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás. ”Vamos mostrar que é possível corrigir graves contaminações se houver união de esforços. Temos que ter leis claras, fiscalização contínua, conscientização das indústrias e inclusive da agricultura”, reforçou Horn.
Segundo o Diretor-Geral do IFNMG, Júlio César Braga, “o Simpósio é uma excelente oportunidade para os estudantes de Pirapora se qualificarem para Programas como Ciências sem Fronteiras, entre outros”. O Diretor lembrou que este tipo de realização eleva o nível do ensino e desperta a busca pelo conhecimento.
Para o Professor da Universidade Federal de Diamantina, Hernando Baggio, que participou do início do projeto, “este evento em Pirapora representa um marco importante, pois apresenta subsídios para criação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e recuperação de danos, além de trazer contribuições à comunidade científica internacional”.
O Prefeito de Pirapora, Léo Silveira, ressaltou os benefícios do evento para Pirapora. “Ficamos orgulhosos por sediarmos um evento científico desse porte e de atrairmos tantos estrangeiros para nossa cidade. Além disso, neste simpósio nossos estudantes poderão ter contato com pesquisadores estrangeiros e com trabalhos científicos extremamente relevantes para Pirapora, para Minas Gerais e para o país. Apoiamos com orgulho o ensino superior e incentivamos a produção científica”, disse.
Fotos: Ivan Rodrigues

Comentários