FACIT: ACADÊMICOS APROVADOS PARA CONGRESSO

Acadêmicos da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT) têm trabalho aprovado no XI Congresso Latino-americano de Software Livre.

Os acadêmicos Raphael Pereira Alkmim e Yuri Adan Gonçalves Cordovil, estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da FACIT, são os representantes de Montes Claros e da região no XI Congresso Latino-Americano de Software Livre (Latinoware), um dos mais importantes eventos científicos do continente e que será realizado em Foz do Iguaçu em outubro.
Os dois acadêmicos apresentarão no Congresso um trabalho concernente ao uso de micro controladores. Yuri e Raphael pertencem também ao Programa de Iniciação Científica da FACIT e contam com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), por meio de bolsa de Iniciação Científica. Estes mesmos acadêmicos apresentarão trabalhos também no VIII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) da Unimontes, que acontecerá entre os dias 24 e 27 deste mês.
O trabalho aprovado, e já divulgado no cronograma da programação do Latinoware, aborda uma das grandes ferramentas de uso geral da Engenharia prática: o uso de micro controladores e suas peculiaridades. Trata das diferenças e vantagens, especificando, principalmente, dois grandes modelos encontrados atualmente no mercado, a saber, o MSP430 e o ARDUINO. O objetivo do projeto desenvolvido pelos acadêmicos é o de tentar sanar grandes questões geradas pela migração entre placas, levando em sua apresentação modelos práticos e funcionais que demonstram o uso, hora da placa MSP430, hora da placa ARDUINO, para evidenciar suas diferenças, tanto de funcionamento, quanto de programação, ao realizarem a mesma aplicação.
“Esse trabalho tem grande importância para a comunidade, visto que essas placas micro controladoras reúnem em único circuito diversos componentes de um sistema computacional, o que facilita e auxilia no desenvolvimento de projetos de eletrônica digital. Como usuários, muitas das vezes, nem percebemos a quantidade de aplicações que utilizam micro controladores no seu projeto. Entre alguns exemplos temos: micro-ondas, aparelhos de televisão, rádios, Tablets, sistemas automotivos”, explica Raphael, um dos idealizadores do projeto. Segundo ele, diversas áreas têm se tornado cada vez mais adeptas da utilização desses componentes, como é o caso das telecomunicações, da área automobilística, da Engenharia Agrícola e Ambiental, da automação comercial, da automação industrial, da automação predial, etc.
“Certo é que, com recorrentes apresentações de trabalhos e projetos, no âmbito nacional e internacional, como os dos acadêmicos em questão, a FACIT vem cumprindo com o seu papel educacional e social no contexto norte-mineiro, bem como, nacional. Este papel fundamenta-se no oferecer à sociedade o que há de mais avançado em termos de Ciência, Tecnologia e inovação. O reconhecimento de sua atuação, há muito, é sentido por todos”, completa o Ariovaldo de Melo Filho Presidente do Conselho de Administração da Fundação Educacional Montes Claros.

Congresso


O XI Congresso Latino-Americano de Software Livre (Latinoware) é um evento que promove a integração cultural, econômica e tecnológica da América Latina, visando ampliar os debates relacionados ao acesso às diferentes ferramentas de código aberto. A iniciativa do evento se mostra também importante pelo debate de ideias e na apresentação de ferramentas que facilitem, cada vez mais, o dia a dia dos seres humanos. A versão atual do Latinoware, acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2014, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, e terá cerca de 2.850 inscritos, segundo o site oficial do congresso. O evento contará com grandes nomes, associados à produção de tecnologia, que darão palestras durante esse período. É o caso Jon "Maddog" Hall, Diretor Executivo da Linux Internacional; Cícero Moraes (3D Designer), conhecido por suas reconstruções faciais digitais voltadas para a Arqueologia; Michael Meeks, programador Inglês, conhecido pelo seu trabalho à frente do Gnome, OpenOffice.org e, agora, LibreOffice; além de muitos outros.

Texto/Foto: Assessoria FACIT

Comentários