SEMANA do IDOSO- Confira programação

Confira a programação da Semana Municipal do Idoso

Centro Cultural recebe abertura oficial do evento

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Daniel Moraes e Márcia Vieira



Foi realizada, na manhã desta terça-feira, 23, a abertura oficial da 14ª Semana Municipal do Idoso de Montes Claros, com o tema “Sou Idoso Sou Feliz”. Organizada pelo Conselho Municipal do Idoso, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a semana tem o objetivo de estimular o respeito da sociedade com relação aos idosos, além de encorajar esta parcela da sociedade a conhecer e lutar por seus direitos, assim como buscar uma melhor qualidade de vida.

Desta forma, a semana terá uma ampla programação, que começou no Centro Cultural, onde idosos que integram os grupos da terceira idade De Bem Com A Vida (bairro Esplanada), Feliz Idade (Sesi), Movimente-se (Praça de Esportes) e Amigos da Saúde (bairro Vila Telma) assistiram a apresentações musicais da Banda da PM e dos próprios idosos.

Falando na abertura, Ademar Bicalho, vice-presidente do Conselho do Idoso, falou sobre a importância do idoso se conscientizar a respeito de seu próprio valor. “Cada um de nós tem a sua importância. Nós somos fiscais de nossos direitos”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura e médico, Carlos Muniz, chamou a atenção para a nova realidade dos idosos na sociedade. “Antigamente, as pessoas viviam, em média, 30 anos. A partir do século XX, o homem foi vivendo mais. A perspectiva é que, em 50 anos, a expectativa de vida média seja de 120 anos. Vocês estão muito jovens”, disse, arrancando risos da plateia.  

José Vicente Medeiros, vice-prefeito de Montes Claros e 72 anos de vida, concordou com a colocação: “A condição nossa vem melhorando dia a dia. Nós somos jovens, gente!”, exclamou.


Segundo Ana Maria Neta Alves, presidente do Conselho Municipal do Idoso, a Semana do Idoso está sendo realizada pelo Conselho, “juntamente com todos os segmentos voltados para a causa do idoso. Gostaria de agradecer a todas as secretarias envolvidas, aos grupos de idosos, aos CRAS, ao CREAS, ao SUAS e a todos os comerciantes que ajudaram na realização”.


HOMENAGEADO - A Semana do Idoso deste ano homenageia três representantes da terceira idade, escolhidos por votação dos próprios idosos: Cida Ramos, Chica Pereira e Manoel Moura de Oliveira. Este último, morador da região do Maracanã, deve sua popularidade ao fato de ser um legítimo “pé de valsa”. E olha que ele começou a dançar tarde, aos 63 anos. “No ano 2000 eu fiquei solteiro, e caí no forró”, conta, acrescentando que a dança para ele é algo difícil de abandonar. “A gente pega este hábito e depois não larga mais”, disse.

PROGRAMAÇÃO

23/09 – 19:00 – Missa na Capela do Asilinho – Rua General Carneiro, 170.

24/09 – 19:00 – Seresta no Corredor Cultural – Participação: Vozes e Acordes, De Bem Com A Vida, Acordes e Vocais, Vozes de Prata (Unimontes), Wandaick Santos e Namorados da Lua.

25/09 – 12:00 – Passeio no Lagoa da Barra Country Clube – Apoio: Secretaria Municipal de Esportes.

26/09 – 14:00 – Palestra “Vivendo a Maturidade Com Dignidade” – Palestrante: Salviano Macedo (Psicanalista Clínico) – Local: Gold Eventos.

27/09 – 7:30 – Caminhada do Idoso – Concentração: Praça Dr. João Alves – Chegada: Praça de Esportes – Atividades: Massagem, hidroginástica, dança, aferição de pressão e medição de glicose.

29/09 – Visita a entidades de longa permanência – Programação Livre.

30/09 – 7:00 –Visita ao Clube Pentáurea.

01/10 – 14:30 – Tarde Dançante no Automóvel Clube – Homenagens aos “Amigos do Idoso”.

02/10 – 13 horas – Visita à ONG OVIVE.


03/10 – Culto de Encerramento na 1ª Igreja Presbiteriana.

Comentários