PSIU POÉTICO: OFICINA de MUSICALIZAÇÃO

Psiu Poético abre espaço para Oficina de Musicalização

O músico Anand Rao prova que qualquer pessoa pode ser compositora


O “Tripsiu: Três Anos Comemorando Três Décadas” movimenta todos os âmbitos da arte, que vai além da literatura, com performances teatrais, oficinas de música e de cinema.  Dentro da programação, que acontece até o próximo dia 12, Montes Claros vai receber a Oficina de Musicalização do poeta, músico e jornalista Anand Rao.
Na oficina, o músico toca músicas próprias e da MPB e estimula a todos que criem textos na hora para musicalização. Tudo será gravado digitalmente, pois o músico sempre leva sua mesa de som, pedais, violão, microfone e gravador. Além de musicar a todos os presentes na hora, ensina como poderão comercializar seus trabalhos para download.
O conteúdo registrado por filmagem é distribuído para o canal do You Tube (https://www.youtube.com/user/Producaonandrao). As gravações das músicas feitas na oficina são disponibilizadas no seu canal no soundcloud (https://soundcloud.com/anand-rao) depois são postadas e comercializadas via download na sua loja virtual na One RPM (https://www.onerpm.com/anandrao) e na loja virtual do Itunes.
A AG Produções e Eventos Culturais (https://www.facebook.com/ageventosculturais) faz a produção do músico. Serão 20 vagas gratuitas para a oficina de Musicalização, acontecerá no auditório Cândido Canela, no Centro Cultural Dr. Hermes de Paula, neste sábado, 11, a partir das 10h. “Caso o número de interessados seja maior, o número de vagas pode ser ampliado”, garante Rao, músico que veio de Brasília/DF.
                Anand Rao começou a tocar em 1979 e fez inúmeros shows e gravou CDs. Faz workshops/oficinas em feiras de livro, escolas, ambientes diversos sobre o processo de musicalização de textos. Lançou cerca de 20 livros de poesia e até este ano mais de 25 CDs. Seu processo de composição é visceral. Sem nunca ter lido os poemas, textos diversos, ele os musica utilizando pedais de loopings e efeitos de violão para valorizar e enriquecer o processo. Mais informações nas páginas públicas: www.facebook.com/anandraomultiempreendimentos  www.facebook.com/jazzturismodrops e www.facebook.com/saraudoanandrao
Coral de lavadeiras pela primeira vez na cidade
Aroldo Pereira, coordenador do 28º Psiu, reforça as atrações deste fim de semana, de sexta a domingo, haverá apresentações à noite no Centro Cultural.  Dia 10, sexta feira, será uma noite especial com os homenageados; no sábado, a Banda de Rock e Poesia, Cáustica, formada por jovens senhoras de Belo Horizonte se apresenta, às 20h.
E Montes Claros receberá pela primeira vez uma apresentação do Coral das Lavadeiras, acompanhadas pelo musico & sociólogo Carlos Farias. “O coral já viajou pela Espanha, Portugal e outros países da Europa, além de se apresentar em grandes eventos culturais de todo Brasil”, conta. A apresentação será no domingo, com entrada gratuita, às 19h, no Centro Cultural.
Nesta mesma noite, às 21h, também se apresenta o poeta, compositor letrista, escritor e jornalista Carlos Rennó, parceiro entre outros, de Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola e Chico Buarque de Holanda, autor de livros como "Cole Porter, Canções, Versões", "Gilberto Gil, Todas as Letras", que lançará no Psiu Poético seu novo livro: "O Voo das Palavras Cantadas" e juntamente com Denisar Mota & o Coral Vozes de Botumirim, apresentará  canções do seu repertório.


Comentários