TRIPSIU ESTIMULA JOVENS

TRIPSIU estimula jovens a vivenciarem a arte

Autores contam que decidiram escrever livros a partir da poesia vivida desde a adolescência
BEL MENDES- PUBLICITÁRIA

                O “Tripsiu – 03 anos celebrando 03 décadas” reúne diversos autores de todos os cantos do país. A diversidade das obras tem um ponto em comum, além da poesia, os autores iniciaram a criação literária ainda na juventude, a partir de estímulo na infância. Daí a importância do 28º Salão de Poesia Psiu Poético, que leva a arte para as escolas de ensino fundamental e abre espaço para interação deste público dentro do evento.
                Na última segunda-feira, dia 06, a noite foi bem movimentada no Centro Cultural. O público conheceu a escritora Mara de Aquino, com o livro “Sobre Coisas”. “O Psiu é um evento consolidado e a oportunidade de mostrar nossa literatura. Meu grande interesse é a humanidade, uma poética do cotidiano, mas da interioridade humana, que acredito seja uma tendência minha desde a adolescência”.
A publicitária Isabel Mendes também lançou sua obra no evento. Ela escreve poemas desde a infância, inclusive distribuindo os textos em livro tipo bolso. No Psiu, ela conta que se emocionou ao mostrar o primeiro livro editado e diagramado por ela. “O livro ‘Algo Novo’ faz parte de mim, além de escrever, criei seu layout e grampeei cada página. Está no Psiu é uma emoção enorme, um passo gigante como autora”, disse após ser bastante aplaudida pelo público.
A noite seguiu com apresentação do coral do Conservatório Lorenzo Fernandez, que fez uma homenagem à Elthomar Santoro, com uma versão da música Rapariga do Bonfim, sob a batuta de Maristela Cardoso. Diversas performances comandadas por jovens atraíram esta faixa etária para o evento. O diretor do Centro Cultural, João Jorge, destacou a resiliência e dedicação de Aroldo Pereira, fundador e coordenador do Psiu. “Um admirador da arte e um provocador de talentos. Aroldo Pereira é um guerreiro por militar na poesia e hoje, dia de seu aniversário, poder comemorar no palco, dentro do Psiu, com quase três décadas de realização. Ele merece todo o nosso apoio, respeito e admiração”.
A programação do Tripsiu vai até domingo, sendo eu nesta quarta-feira, dia 08 Outubro, às 09h– Projeto Poesia Circular (Escola Estadual Filomeno Ribeiro). Às 15h, no Centro Cultural,  palestra sobre o livro “Passaporte” - Fernando Bonassi, com o Palestrante Rennê Flávio Lopes Santos. Intervenções Poéticas: Soraia Santos, Anatália Moreira Freire, Natália de Paula Andrade.
À noite, às 19h, o VI Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária – TRAVESSIA CRÍTICA: MEMÓRIAS, DESEJOS, SENTIDOS. Com Mesa de homenagem a Yvonne Silveira e o Espetáculo “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda - Grupo Olho de Gato. Em seguida, debate sobre o espetáculo: Felícia Johansson e ás 22h, O Cabaré e suas Mulheres – Banda Cabaré.
Na quinta-feira, 09, o  Projeto Poesia Circular visita a Escola Municipal Dona Vidinha Pires. À tarde, às 15h, o estudo sobre o filme “A Menina que Roubava Livros - Dirigido por Brian Percival”, com o palestrante: Fernando Rodrigues. Intervenções Poéticas: Paula Ribeiro, Aline Gomes, Maria Eduarda de Oliveira, no Centro Cultural. Às 20h, lançamento de livros e performances: Elias Rodrigues de Oliveira - Corpointeiro – e Kaio Bruno Dias - Peg & Pag. Ainda a apresentação de Terezinha Campos e Cia. De Dança na Pontinha dos Pés e as performances: Me beija-flor ou eu te defloro - Patricia Giseli, Revolução de Vinte – Auíri Tiago, Grupo Tripulação de Veneta, Anand Rao. Confira a programação completa no site www.psiupoetico.com.br.

Atenciosamente,

Comentários