HERÓIS ANÔNIMOS de MINAS

Heróis anônimos de Minas

A Medalha Ordem do Mérito Legislativo homenageia personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados ou por seus méritos excepcionais.
O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto,  foi um dos agraciados, nesta quinta-feira (13), no Expominas, em Belo Horizonte. Juntamente como o produtor rural norte mineiro outras 248 personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados ou por seus méritos excepcionais também foram condecorados.
 “Hoje é um de celebrar para todo produtor rural, que lida sol a sol com a falta de chuva, má distribuição dos recursos hídricos, mas permanece fiel as origens em defesa da terra. Hoje, todo o esforço de uma classe foi reconhecido. Estou extremamente feliz, pois vejo que o nosso trabalho está dando certo e está sendo reconhecido. A emoção não cabe no peito. Divido essa horaria com todo nosso povo forte de uma regiões mais promissoras de Minas”, afirma Osmani, que foi indicado pelo Deputado Estadual, Carlos Pimenta. O Parlamentar  comentou sobre a homenagem.
“A indicação do Osmani tem duplo sentido. Primeiro pelo reconhecimento do serviço prestado, pelo exímio produtor rural que é. Segundo, porque homenagear Osmani é homenagear toda uma classe: a da agropecuária. Através dele prestamos nossa reverencia a heróis anônimos de Minas, que fazem a diferença, que geram divisas e riquezas e impulsionam a principal fonte econômica de uma região – que tem como protagonista o homem do campo, que não desiste com as adversidades climáticas.
Para Heli Penido, Provedor da Santa Casa, Osmani encara de maneira magistral a figura do verdadeiro sertanejo norte mineiro: de fala mansa, atencioso, mas muito enérgico e decidido quando os momentos assim exigem. É um grande "líder "que reúne a sua volta pessoas das mais variadas ideias e posições, mas que com rara habilidade, são conduzidas para um objetivo comum e passam a caminhar juntas para a realização desse objetivo. Muito justa e meritória homenagem”
Criada em abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.
Neste ano, entre os agraciados com o grau Grande Mérito estão o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert José de Almeida Carneiro; o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides; a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; e o desembargador Belizário Antônio da Lacerda.
Dois deputados estaduais foram homenageados com o grau Mérito Especial: Tony Carlos (PMDB) e Cássio Soares (PSD). Também foram agraciados com o grau Mérito Especial os secretários de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; de Educação, Ana Lúcia Gazzola; de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda; e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Alencar Santos Viana Filho.
A historiadora Cristina Ávila e o artista plástico Luiz Augusto Pianetti estão entre os agraciados com o grau Mérito. Confira a lista completa de agraciados.
A cerimônia
A entrega da Comenda  teve a participação de diversas autoridades empresariais e politicas. Dentre eles, deputados estaduais, federais e o Governador de Minas, Alberto Pinto Coelho.
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o Barroco Mineiro foram homenageados na solenidade liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), e teve como oradora a empresária e empreendedora cultural Angela Gutierrez.
A oradora Angela Gutierrez iniciou seu discurso falando sobre memoria, cultura e história. Ela destacou as riquezas de Minas e descreveu sobre também sobre o barroco mineiro. Para ela, é a cultura é a transformação que nos move. “A cultura é o território da transformação, do pertencimento e Minas é a junção do moderno e histórico; do tradicional e da vanguarda; do sertão e da metrópole”, afirmou.
A empresária falou ainda da importância das comemorações dos 200 anos de Aleijadinho. Ela o definiu como o artista mais completo dos trópicos. “A valorização da memória histórica é essencial à nossa identidade como nação, pois ela é o que nos distingue do resto do mundo”, frisou.
A oradora finalizou seu discurso afirmando que “devemos pensar o Brasil olhando para suas raízes porque a “travessia” nos impõe coragem, mas esta nunca falta a nós mineiros”, encerrou.
No discurso do Presidente da Casa Legislativa, o deputado Dinis Pinheiro, ele ressaltou o legado do artista barroco. Além  de descrever que Aleijadinho foi um homem à frente do seu tempo, e a sua arte é inspiradora. Segundo ele, Aleijadinho foi um artista popular, e resgatar sua história é remeter à ideia de cidadania.
Por isso, os jovens precisam conhecer melhor essa história para ampliar seus horizontes e devem revisitar o passado para sonhar um futuro melhor”, afirmou.

Comentários