HOJE É DIA DE...DOIS QUE EU AMO!

HOJE É DIA DE....


Getty Imagefoto de Fernando Pessoa


Lembrar DOIS QUE EU AMO: OSCAR WILDE  e FERNANDO PESSOA, ambos falecidos em um 30/11. O primeiro, em 1900, o segundo, em 1935. Wilde é autor de várias obras, entre elas, De Profundis, A Balada do Cárcere de Reading e O Retrato de Dorian Gray (que estão entre os meus livros favoritos), já Pessoa, destacou-se especialmente na poesia, onde mantinha diversos heterônimos.

É de PESSOA, O meu poema favorito. Muito, muito meu:

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que eu sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: "Fui eu"?
Deus sabe, porque o escreveu.



De WILDE, frases.....

Há momentos em que é preciso escolher entre viver a sua própria vida plenamente, inteiramente, completamente, ou assumir a existência degradante, ignóbil e falsa que o mundo, na sua hipocrisia, nos impõe.

Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chama-se caráter". 

A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer.” 

"Sou antagônico nato. Sou uma daquelas pessoas que são feitas para exceções, não para regras."

“Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.”

As pessoas que só amam uma vez na vida, são realmente pessoas superficiais. Aquilo a que chamam lealdade e fidelidade não passa, para mim, de um hábito de entorpecimento ou de falta de imaginação.” 

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo".

Algumas pessoas preferem ser medíocres. Outras, quando resolvem não ser, correm o risco de perder amigos” .

Quando as pessoas concordam comigo eu sempre sinto que devo estar errado.” 

No momento em que um artista descobre o que as pessoas querem e procura atender a demanda, ele deixa de ser um artista e torna-se um artesão maçante ou divertido, um negociante honesto ou desonesto. Perde o direito de ser considerado artista.” 


Os que não me entendem me idolatram os que me entendem são loucos” 

Um homem deve dar toda importância à escolha de seus inimigos: eu não tenho um só que não seja idiota.” 


Os prazeres são as únicas coisas que vale a pena serem vividas. Nada envelhece tão depressa como a felicidade.


A vantagem de brincar com fogo é que se aprende a não se queimar.” 


Aqueles que vêem diferença entre a alma e o corpo não têm nem uma coisa nem outra.” 

Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo.” 

Autocensurar-se é uma espécie de luxo. Quando dirigimos censuras a nós mesmos, ficamos com a impressão de que ninguém mais tem o direito de o fazer. É a confissão, e não o padre, que nos dá a absolvição.” 

O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.” 

O intelecto não é uma coisa séria, nunca foi. É um instrumento para a gente brincar e só.” 

O verdadeiro artista não dá atenção ao público. O público para ele não existe.” 

Nunca são indiscretas as perguntas. São, às vezes, as respostas.” 

Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.

Nunca deixe de perdoar seus inimigos, nada os aborrece tanto” 

A ideia que não é perigosa, não merece ser chamada de ideia.” 

As leis são feitas para que as autoridades possam se esquecer delas,assim como realizam-se casamentos para que o tribunal do divórcio não fique ocioso.” 


Meus gostos são simples: prefiro o melhor de tudo.


A instrução é um esforço admirável. Mas as coisas mais importantes da vida não se aprendem, encontram-se.


Os grandes acontecimentos do mundo têm lugar no cérebro.” 


Definir é limitar.” 


Comentários