PAZ nas ESCOLAS

CARTAZ SOBRE A PAZ  CONHECE PROJETO ESCOLAR PARA CONTER VIOLÊNCIA


 Texto/Foto: Girleno Alencar

            A violência nas escolas de Montes Claros será o foco da solenidade de encerramento do concurso internacional “Cartazes Sobre a Paz”, nesta quarta-feira, às 20 horas, na sede do Lions Clube Montes Claros Sertanejo. A presidente do Conselho de Segurança Pública Escolar (Consep-Escolar), Hilda Alves de Oliveira, diretora da escola municipal Geraldo Pereira de Souza apresentará os dados sobre os casos de violência nas escolas da cidade. No mesmo dia, o professor e sociólogo Minervino Moreira, o Chinês, apresentará o projeto “Clube das Palavras”, desenvolvido na escola municipal João Valle Mauricio, como instrumento de inibir a violência.
            O concurso internacional “Cartazes Sobre a Paz” foi desenvolvido em nove escolas de Montes Claros pelos Lions Clube Sertanejo e Lions Clube Novo Horizonte: Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, Escola Estadual Américo Martins, Escola Estadual Doutor João Alves, Escola Municipal Dona Vidinha Pires, Escola Municipal Du Narciso, Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, Escola Municipal João Vale Mauricio e Escola Municipal  Professora Neide elo Franco. Pela primeira vez, uma escola de ensino especial participa do projeto. Foram mobilizados 800 alunos.
            A coordenadora geral do projeto em Montes Claros, Magaly Antunes, explica que desde o mês de agosto que as escolas foram mobilizadas, onde cada uma incentivou os alunos a elaborarem o cartaz, cujo tema neste ano foi “Paz, Amor e Compreensão”. Cada escola selecionou cinco cartazes, que foram entregues ao Lions. Uma comissão julgadora selecionou um cartaz de cada escola, que receberá a premiação municipal, nesta quarta-feira. Amanhã, os cartazes serão encaminhados a Belo Horizonte, para passar pela seleção no Distrito LC4. Se aprovados, passarão pela etapa nacional e depois encaminhados aos Estados Unidos.
            O presidente do Lions Clube Sertanejo, José Geraldo Baia destaca que  o concurso é uma forma do Lions Internacional chamar a atenção da humanidade para procurar a paz. No caso de Montes Claros, ele lembra que a violência nas escolas está preocupando e por isto, a palestra da presidente do Consep-Escolar, Hilda Alves de Oliveira. “Ficamos felizes, pois a criação do projeto na escola municipal João Valle Mauricio já justifica todo esforço do Lions” – conclui.
            A presidente do Lions Novo Horizonte, Rita Bichara salienta que a participação do Centro Pedagógico Capelo Gaivota é um avanço, pois o clube surgiu com a proposta de promover a inclusão social. Ela lembra que o projeto Cartazes Sobre a Paz é uma excelente iniciativa de estimular a reflesão sobre a paz. Os agraciados nesta noite serão os diretores, professores e alunos de cada escola.
            Os alunos que receberão a premiação serão Damera Cordeiro Fernandes (Conservatório Lorenzo Fernandez), Ana Clara Vieira dos Santos (Escola Estadual Doutor João Alves), Athos Matheus de Oliveira Dantas (Escola Estadual Américo Martins), Lucas Daniel Ferreira dos Santos (Escola  Municipal Dú Narciso), Thais Veloso Oliveira (Escola Municipal Professora Neide Melo Franco), Pedro Henrique Ferreira Mendes ( Centro Pedagógico Capelo Gaivota), Carlos Emílio Silva Coutinho (Escola Municipal Geraldo Pereira De Souza), Matheus Felipe Mota Araújo (Escola  Municipal João Valle Maurício) e Angélica Fernandes da Silva (Escola Municipal. Dona Vidinha Pires).


Comentários