PII- EVENTO do SEBRAE apresenta PROJETOS SELECIONADOS

Programa de Incentivo à Inovação

Evento do Sebrae apresenta projetos aprovados em 
Montes Claros

Texto e Fotos: Márcia Vieira



Nesta quinta-feira, 6, foi realizada em Montes Claros a solenidade de encerramento do PII (Programa de Incentivo à Inovação), que culminou com o lançamento de um livro contendo os 16 trabalhos aprovados pelo SEBRAE na cidade.

O PII é um programa que chega pela primeira vez a Montes Claros e, para o prefeito Ruy Muniz, é um grande ganho: “Quando deputado, fui membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e vi nascer o PII. Só agora o programa chega ao Norte de Minas, mas com um modelo inovador, diferente, que o faz ser bem acolhido pelas nossas instituições de ensino”, disse.

“Por ser Montes Claros um polo universitário e investir em cursos de excelência, os empresários focam o olhar na direção da nossa cidade. São 19 instituições de ensino superior, 35 mil alunos e ficamos felizes com a grandeza das nossas universidades. Um dos resultados está aqui, neste livro lançado hoje. Parabenizo a todos os pesquisadores e especialmente aos que apresentam os trabalhos neste momento: Renato Dourado Maia, da FACIT; Claudiojanes dos Reis, da FUNORTE; Victor Maia, da UNIMONTES; e Flaviano Oliveira, da UFMG”, destacou o prefeito.


Para o Subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Sérgio Augusto Lourenço, que na ocasião representou o Secretário da pasta, Nárcio Rodrigues, “Todo empreendedor é atirado, corre risco, é criativo e tem espírito aventureiro. A inovação passa a ser resultado deste perfil. O PII propicia incentivo a esta forma de ser e agir e todo esforço tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Não se faz Ciência e Tecnologia com discurso, mas sim com ações concretas. É necessário apoiar com recursos. O PII vai reforçar o potencial econômico tanto para pesquisadores quanto para empresas”, finalizou o secretário.

Andréa Furtado, analista do SEBRAE, concordou: “Graças ao PII, conseguimos transformar 16 projetos em negócios e pesquisadores em futuros empreendedores”. 

Participaram ainda do evento: Ariovaldo Melo, presidente da FEMC/FACIT; Leonardo David Santos, Reitor da UFMG; a deputada federal eleita e fundadora da Funorte, Raquel Muniz, que declarou sua disponibilidade em apoiar e incentivar os projetos que viabilizem o desenvolvimento de Montes Claros e região.

Comentários