ILUMINAÇÃO PÚBLICA é tema de REUNIÃO

Reunião Setorial do Plano Diretor aborda o tema “Iluminação Pública”

Foto: Wilson Medeiros


Dando sequência às reuniões setoriais para atualização do Plano Diretor de Montes Claros, foi realizado um encontro, no último dia 10, no Gabinete da Prefeitura, abordando o tema “Iluminação Pública”. Estiveram presentes o secretário municipal de Infraestrutura, Jason Neto, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso, e um representante da ESURB, Flávio Luiz Lopes, além dos integrantes da equipe de Coordenação de Atualização do Plano Diretor, Jefferson Tolentino, Josefa Ferreira da Cruz e Amanda Rafaela (Prefeitura), Eveline Guimarães e Kleber Fernandes (Faculdades Santo Agostinho), Cláudio Oliveira (SEBRAE/MG) e Marcos Esdras (UNIMONTES).

Em se tratando da prestação de serviços repassada, recentemente, para a responsabilidade das prefeituras municipais, o secretário Guilherme Veloso lembrou que as diretrizes para o setor devem contemplar, primeiro, a manutenção da iluminação pública existente, depois a expansão da rede de iluminação, incluindo a zona rural e entradas da cidade, a utilização de tecnologias mais eficientes e de menor custo de consumo energético, a troca de postes na área central e, finalmente, a implantação de iluminação decorativa em praças e pontos históricos.

O representante da ESURB destacou que a execução, tanto da manutenção como da extensão de redes de iluminação, é de atribuição da empresa, que é prestadora de serviços ao município.

PLANO DIRETOR – O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento estratégico que define diretrizes sobre ocupação e uso do solo e melhoria da qualidade de vida da população. O PlanoDiretor que vigora em Montes Claros foi feito ainda no ano de 2001. Como parte do processo de elaboração do novo plano estão sendo realizadas as reuniões setoriais, que contam com a participação das diversas secretarias municipais e têm como objetivo discutir as diversas atividades desempenhadas pelas mesmas, analisando a situação atual das políticas públicas, infraestrutura existente, serviços prestados, demandas reprimidas e, ainda, apresentando propostas para melhorar a qualidade de vida da população.

Comentários