EU SOU FUNORTE- DANIELLE RAMETTA

EU SOU FUNORTE – Danielle Rametta


“Ser nutricionista é ajudar o ser humano a ter um alimento adequado, visando qualidade de vida. O objetivo do profissional da área deve ser o foco na área que escolher, porque, além de tudo, amor à profissão é o que mais interessa no dia-a-dia.”

Nascida no dia 31 de agosto, no dia do nutricionista, Danielle Rametta parecia já estar com o futuro traçado. Mas, apesar da coincidência, a egressa diz que foram outros caminhos, como a paixão pela cozinha e pela a área de saúde, que a levaram à graduação pela Funorte/Fasi, no ano de 2010.

Hoje, aos 26 anos, apesar da pouca idade e do tempo no mercado de trabalho, já é uma profissional bem sucedida na sua área. Danielle conta que o seu interesse pela área de nutrição não surgiu da sua data nascimento coincidente com o dia do profissional, mas de uma série de fatores que apontavam para aquela direção. “No final do ano de 2006, a escola em que eu estudava ofereceu um teste vocacional, e o meu mostrou afinidades em algumas áreas que incluíam nutrição. E como sempre gostei muito de cozinhar e queria me graduar na área de saúde, resolvi cursar nutrição”, conta a egressa. Mas talvez isto seja o destino.

Já sabendo qual caminho queria percorrer, Danielle escolheu a Faculdade de Saúde Ibituruna para buscar a sua graduação na área. “A oportunidade surgiu através do vestibular realizado no final de 2006, ano em que concluí o ensino médio”, contou a nutricionista. Dentro da Fasi, Danielle lembra dos laços que criou dentro da instituição que a colocou no mercado: “Minha turma era a número seis. Lembro-me bem de todas as veteranas, de como elas nos ajudaram em nossas dúvidas e medos”, recordou. Sobre a estrutura que encontrou nas instalações da faculdade, ela conta que “A Fasi possuía um acervo muito novo, o que nos proporcionava muito conhecimento. Isso, sem falar que tive os melhores mestres. Me lembro de cada um com um enorme carinho. Hoje, na prática, consigo me lembrar de cada aula que tive e a importância delas na vida profissional”, frisou.

Além da qualidade do ensino, Danielle citou como ponto importante a área de abrangência das Faculdades Funorte/Fasi, que tem sua atuação em um mercado promissor para a formação de grandes profissionais. “Escolhi a Fasi por ter a oportunidade de não ter que sair de casa para cursar uma graduação, oferecendo tudo que outra faculdade fora de Montes Claros poderia oferecer”, ponderou a nutricionista.

Após sua graduação, no ano de 2010, a egressa teve um leque de oportunidades à sua frente, e então surgiu a oportunidade para Danielle Rametta atuar na sua área na maior multinacional do ramo de bebidas do planeta. “Minha experiência profissional é vasta. Na mais fantástica de todas, trabalhei na Coca-Cola em Linhares, no Espírito Santo, onde tive minha ascensão como nutricionista de qualidade e produção e onde eu descobri que amava a área de produção”, contou Danielle, que também trabalhou no Presídio Regional e na Merende Escolar. Mas, muito ligada à família, ela confidencia que a saudade de casa bateu forte.

“Com toda essa realização profissional, a saudade de casa falava mais alto. Foi quando resolvi voltar para Minas Gerais e recebi o convite para participar do processo seletivo no Hospital Aroldo Tourinho, que deu certo, e hoje sou coordenadora no Serviço de Nutrição e Dietética”, conta Danielle, onde é responsável por todo o processo de produção das refeições hospitalares, a dieta dos pacientes e a refeição oferecida aos funcionários.

Nesta nova etapa de vida, o sucesso profissional continuou acompanhando Danielle, que também ocupa atualmente o cargo de nutricionista no Banco de Leite Humano. “Foi uma oportunidade ímpar em minha vida, como primeira nutricionista do norte de Minas em um banco de leite humano”, conta. “Fui convidada pela enfermeira coordenadora do BLH a pedido da diretora assistencial do Hospital Aroldo Tourinho Zilá Soares, a quem tenho eterna gratidão pela oportunidade e por confiar no meu trabalho”, completou.

Ainda no Banco de Leite Humano, Danielle afima que descobriu uma nova vocação. “O hospital, junto a FRIOCRUZ, me ofereceu o curso de capacitação para assumir a responsabilidade técnica do Banco de Leite de Montes Claros, e então descobri a magia da nutrição social, resumindo em amor e mais nada. E assim que estou com o Banco de Leite Humano: apaixonada”, contou. No BLH, Danielle é responsável pela qualidade da pasteurização. “Devo garantir que o leite pasteurizado não terá nenhum fator que possa prejudicar o desenvolvimento do bebê prematuro que irá recebê-lo”, resume.

As portas que a graduação em Nutrição pela Funorte/Fasi abriram para Danielle Rametta foram inúmeras, mas ela ainda enxerga muitas oportunidades e quer retornar à faculdade que a formou. Mas, desta vez, para ficar de frente para os alunos. “Hoje, meu investimento maior é na área de docência. Estou terminando a pós-graduação em Nutrição e Metabolismo pela Funorte, e, assim, pretendo logo mais ter a oportunidade de me ingressar na Funorte/Fasi como docente”, contou egressa, que não deve encontrar dificuldades nesta nova empreitada.

Esta vontade de retornar à Funorte/Fasi como docente, além da paixão, talvez também se deva aos bons laços que a profissional e estudante criou no seu período de graduação. “A faculdade me deu a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, como uma querida Doutora Professora Eliete Fernandes Flávio, que foi minha fonte de inspiração como nutricionista de produção. E, hoje, tenho como colega de trabalho a Prof. Ilana Gonçalvez (coordenadora do curso de Nutrição Funorte/Fasi), quem eu já admirava na época da graduação e quem admiro até hoje, por ter me dado tantas oportunidades na Funorte/Fasi e por ser uma colega e parceira”, frisou Danielle.

Danielle tem palavras apaixonadas para definir a profissão que escolheu para sua vida. “Ser nutricionista é ajudar o ser humano a ter um alimento adequado, visando qualidade de vida. O objetivo do profissional da área deve ser o foco na área que escolher, porque, além de tudo, amor à profissão é o que mais interessa no dia-a-dia”, disse. “A maior gratificação que esta profissão me proporciona é que, a cada dia, está quebrando o tabu de que nutricionista é só para tratamento estético. Ver o interesse dos futuros profissionais em conhecer as áreas de atuação. Ver o interesse dos homens na profissão, quebrando o ditado de que nutricionista é cozinheira. É ver, no Banco de Leite Humano, o prematuro ganhar peso e ir para casa”, completou.

Texto: Cid Bruno/Assessoria Funorte
Foto: Divulgação

Comentários