LUTO na LITERATURA: EDUARDO GALEANO

LUTO na LITERATURA: EDUARDO GALEANO



Vivemos em plena cultura da aparência: o contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, as roupas mais do que o corpo e a missa mais do que Deus.” (E.G.)


Morre o escritor uruguaio Eduardo Galeano

Por iG São Paulo  - Atualizada às 

Autor tinha 74 anos e morreu em sua cidade natal, Montevidéu

O escritor uruguaio Eduardo Galeano morreu nesta segunda-feira (13), aos 74 anos, em sua cidade natal, Montevidéu. De acordo com o jornal espanhol "El País", o autor tinha sido hospitalizado na semana passada por complicações de um câncer no pulmão.
Autor de obras como “As Veias Abertas da América Latina” (1971) e “Memória do Fogo” (1982-1986), Galeano era uma dos principais autores uruguaios e latino-americanos.
O escritor Eduardo Galeano
Galeano nasceu em 3 de setembro de 1940 e na infância desenvolveu paixão por futebol, que foi tema de diversos textos, entre eles "O Futebol de Sol a Sombra"(1995). 
Começou a carreira como jornalista na década de 1960, sendo colaborador do jornal semanal "Marcha" e editor do diário "Época". Na década de 1970, foi preso pela ditadura e obrigado a deixar o país.
Foi primeiro para a Argentina e, depois, para a Espanha, onde escreveu a trilogia "Memória do Fogo". Em 1985, após a redemocraticação, voltou para Montevidéu.


Comentários