VACINAÇÃO: CAMPANHA PRORROGADA

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SERÁ PRORROGADA 


O Ministério da Saúde informa que foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 05/06/2015, visto que ainda não foram alcançadas as metas preconizadas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação a fim de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, na população alvo para a vacinação.
O público-alvo da campanha são os adultos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas ( mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  A meta é vacinar 80% desse público, em 2014, o estado alcançou 88,76% de cobertura.
Em Minas Gerais de 4.099.3373 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe 2.139.951 com cobertura de 52,02%.
Nos 53 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já foram vacinados 107.600(51,75%), ao todo foram disponibilizadas 239 mil doses da vacina para a região.
Em Montes Claros, 41,68% da população foi imunizada.  As vacinas estão disponíveis para a população em 27 unidades de saúde. Para mais informações sobre os locais de vacinação ligue no (38) 3229-4353.
Contraindicações
A vacina contra a influenza sazonal não deve ser administrada em: Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.
Cuidados para evitar o contágio
De acordo com a referência técnica em Imunização da SRS, Josianne Dias Gusmão, as infecções virais respiratórias agudas ocorrem com mais frequência nos meses do inverno e outono. “As mudanças climáticas bruscas e a falta de umidade do ar que é constante no norte de Minas, são propícias para a transmissão da gripe e por esse motivo, as pessoas devem estar atentas e se vacinar o quanto antes”.
A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

 

Comentários