TURISMO COMEMORA E PROJETA CRESCIMENTO

Turismo de Montes Claros comemora
bom momento e projeta crescimento

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Márcia Vieira


O stand da Prefeitura montado no Parque de Exposição João Alencar Athayde durante a realização da 41º Exposição Agropecuária recebeu, na noite desta terça-feira (7), uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo para divulgar os investimentos que o município irá realizar para potencializar o turismo na cidade. Participaram do encontro, além de membros do Conselho Municipal de Turismo de Montes Claros (COMTUR), empresários dos ramos de hotelaria, restaurantes e de agenciamento de viagens.

Entre as novidades que a Prefeitura anunciou para o setor, estão a implementação de um Terminal Turístico, próximo ao Trevo de Juramento; a criação de seis CAT´s (Centros de Atendimento ao Turista), que funcionarão em pontos chaves da cidade e que, como o próprio nome diz, servirão para orientar e ajudar os turistas que visitam a Montes Claros; e a realização do II Fórum de Turismo do Norte de Minas, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório da Sociedade Rural, durante a FENICS.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Reinaldo Landulfo Teixeira, o forte de Montes Claros é o chamado Turismo de Negócios, mas a cidade possui um grande potencial no Turismo Cultural e no Ambiental. “O município está investindo para ampliar estes dois tipos de turismo, e ampliar também o acesso da nossa população às atrações locais”, afirmou.
Para o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, o turismo tem uma importância que não pode ser ignorada, por ser “uma das atividades humanas que mais gera empregos, alegria e lazer para as pessoas”. Ainda segundo o prefeito, Montes Claros apresenta um grande potencial turístico, com diversas atrações que devem ser melhor exploradas, como o Parque da Lapa Grande, um dos maiores parques urbanos da América Latina; o Circuito do Frango Caipira, com diversas opções gastronômicas e de lazer nos vários distritos rurais do município; além dos eventos, que incluem Expomontes, Festas de Agosto, FENICS, Festa Nacional do Pequi, entre outros. “Montes Claros merece um turismo mais desenvolvido, e o que estamos procurando fazer é apoiar as pessoas que fazem, fortalecendo o turismo na cidade através de políticas públicas”.     

Paulo Roberto de Oliveira, gestor do Hotel Monte Rey, participou do encontro e afirmou que o setor hoteleiro da cidade passa por uma boa fase. “Este período, que as chamam de crise (na minha concepção, não existe crise, e sim uma oportunidade para a criatividade), não atingiu o ramo de hotelaria em Montes Claros. Temos uma faixa de ocupação, de cerca de 70%, o ano todo. Como é uma cidade de Turismo Executivo, acredito que os empresários estão circulando muito, em busca de soluções”, destacou.
O gestor do Hotel Dubai e diretor da ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais), Farley Aquino Rodrigues Alves, compartilha do otimismo do colega: “Montes Claros tem um turismo de negócios muito aquecido, e percebemos esta preocupação do poder público em desenvolver e fomentar o turismo na cidade”.   


--

Comentários