AMAMS PEDE INCLUSÃO

AMAMS PEDE AO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO REAVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DOS 55 MUNICÍPIOS DO GRANDE NORTE NO SEMIÁRIDO

Reavaliar a inclusão de 35 municípios do Norte de Minas e 20 do Vale do Jequitinhonha no semiárido brasileiro. A solicitação foi feita pelo presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), César Emílio Lopes Oliveira, prefeito de Capitão Enéas, e o secretário de Estado da Sedinor, deputado Paulo Guedes, ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em audiência ocorrida nessa quarta-feira 05/08, em Brasília. 

A entidade está cobrando do Ministério que seja reavaliada a inclusão dos 55 municípios do Grande Norte de Minas no semiárido brasileiro, já que a data prevista seria dez anos após o último decreto. Em 2013 aconteceu uma reunião pública, sob a coordenação dos ex ministros Fernando Bezerra e Fernando Pimentel e a AMAMS apresentou os estudos técnicos de inclusão dos municípios para ajudar na agilização do processo. O mesmo documento também foi encaminhado a bancada federal de Minas Gerais no Congresso Nacional e ao Governo da Federal, 

O presidente da AMAMS, César Emílio, relatou ao Ministro Gilberto Occhi que as regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha estão passando pela pior seca dos últimos 40 anos, consequentemente, contabilizando prejuízos que extrapolam a casa dos R$500.000.000,00 (Quinhentos milhões de reais). “A inclusão dos municípios vai fazer justiça com grande alcance econômico e social, já que possuem características próprias, como estiagens, secas recorrentes e sazonalidade que minimizam nossas potencialidades”, destacou.

Durante a reunião, o líder municipalista norte-mineiro e o secretário Paulo Guedes foram informados pelo ministro Gilberto Occhi que vai dar posse ao Conselho Deliberativo da Sudene, no final deste mês, e que durante a posse vai ser anunciado o processo de inclusão dos municípios.

Além de convidar a AMAMS para participar da posse do Conselho Deliberativo da Sudene, o ministro da Integração Nacional  pediu para que fosse feita uma apresentação do estudo técnico para inclusão dos 55 municípios do Grande Norte de Minas no semiárido brasileiro.

ESCRITÓRIO DA SUDENE

Ainda durante a reunião, Occhi anunciou que no dia da posse do Conselho será anunciada a instalação do escritório da Sudene em Montes Claros, antiga reivindicação dos prefeitos da região. 

NOVOS MUNICÍPIOS NO SEMIÁRIDO 
Com a proposta os 55 municípios que poderão fazer parte do semiárido mineiro são:

NORTE DE MINAS - Bocaiuva, Botumirim, Brasília de Minas, Buritizeiro, Campo Azul, Chapada Gaúcha, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Glaucilandia, Guaraciama, Ibiai, Icaraí de Miinas, Itacambira, Jequitaí, Juramento, Lagoa dos Patos, Lassance, Luislandia, Mirabela, Montes Claros, Olhos D’Agua, Pintopolis, Pirapora, Ponto Chique, Riachinho, Santa Fé de Minas, são Francisco, São João da Lagoa, São João do Pacuí, São Romão, Ubaí, Urucuia e Várzea da Palma. 
JEQUITINHONHA - Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Lemem do Prado, Minas Nova, Palmópolis, Presidente Kubitschek, Rio do Prado, Santo Antônio do Jacinto, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Turmalina e Veredinha.   

ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 6 de agosto de 2015

Comentários