SEDRU FAZ REUNIÃO PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE AÇÃO



Sedru reúne vinculadas para traçar estratégias compartilhadas de ação
Copasa, Cohab, Arsae, ARMBH e ARMVA discutem planejamento integrado para otimizar o trabalho do Estado


O secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, se reuniucom as vinculadas da Sedru para discutir e planejar ações nas áreas de saneamento, habitação, infraestrutura, regularização fundiária, planejamento urbano e desenvolvimento regional.

Integram o sistema Sedru, as Agências de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte (ARMBH) e do Vale do Aço (ARMVA), a Agência Reguladora dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae), e as Companhias de Habitação (Cohab) e de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa).

Durante a reunião, cada órgão apresentou seu planejamento, com o objetivo de articular as ações das vinculadas, que otimizem o trabalho do Estado e traga resultados mais efetivos para as políticas públicas a serem implementadas. “A falta de planejamento e de coordenação da atuação do Estado junto aos municípios já gerou gastos desnecessários de tempo e dinheiro para a máquina pública, por isso vamos traçar estratégias compartilhadas entre as vinculadas para promover mais eficiência na nossa gestão”, explica o secretário Tadeu Martins Leite.

Para a presidente da Copasa, Sinara Meireles, esta integração é muito positiva, já que as vinculadas possuem muitas ações coincidentes além de missões e objetivos comuns. A diretora da ARMBH, Flávia Mourão destacou o desafio que é planejar e gerir as funções públicas de interesse comum, à exemplo do que ocorre na atuação da Agência Metropolitana, em relação aos municípios.

Neste contexto, o primeiro passo já foi dado com a criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para elaboração do Plano Estadual de Saneamento que articulou todos os atores estaduais que fazem saneamento no Estado para alinhar as estratégias de planejamento de maneira participativa, e evitar a sobreposição de ações. Nos próximos meses, o GTI vai promover um workshop com a participação destes atores para discutir a metodologia, as políticas e diretrizes mais adequadas para a elaboração do PESB.

A proposta da Sedru é que esta reunião ocorra periodicamente para o acompanhamento de pautas e demandas das empresas, órgãos e autarquias que integram a estrutura da pasta a fim de identificar, planejar, executar e custear ações de maneira integrada, que promovam uma gestão mais eficiente do sistema.



Comentários