HOJE É DIA DE...

HOJE É DIA DE...



SÃO JOÃO da CRUZ, místico e santo espanhol, que junto com Santa Teresa de Ávila fundou a ordem das carmelitas descalças. Em sua obra literária há destaque para a busca do crescimento da alma.

"Quando tem veemência do amor, tem a fé tão ilustrada, que lhe faz entrever uns divinos vislumbres."

" Tanto mais livre está a alma quanto mais unida a Deus."
  
"Das coisas alheias, boas ou más, nunca se ocupe, porque além do perigo de pecar que há, essa ocupação é causa de distrações e de tacanhez de espírito."
  
"Deus nunca dá sabedoria mística sem amor, pois é o próprio amor que a infunde."

 "A maior necessidade que temos para progredir é calar o apetite e a língua diante deste grande Deus, pois a linguagem que Ele mais ouve é o amor calado."

A NOITE ESCURA DA ALMA

Numa noite escura,
Ansiosa, ardente de amor,
Ó, feliz ventura!
Sai sem ser vista,
Estando minha alma sossegada.

Na escuridão e em segurança,
Pela secreta escada disfarçada,
Ó, feliz ventura!
Na escuridão e às ocultas,
Estando minha morada sossegada.

Na noite ditosa,
Em segredo ninguém me via,
Não vendo outra coisa,
Sem outro guia nem luz
Que aquele que em meu coração brilhava.

Esta me guiava
Mais segura que a do meio dia,
Lá onde me esperava
Quem eu bem sabia
Em lugar o qual ninguém aparecia.

Ó noite que me guiastes,
Ó noite mais amável que a aurora!
Ó noite que reuniste
O Amado com a amada
A amada no Amado transformada!

Sobre meu seio florido,
Que para Ele só se guardava,
Ficou adormecido,
E eu o acariciava,
E o leque de cedros refrescava.

A brisa suave da ameia,
Quando eu afagava seus cabelos,
Com sua mão serena,
E pescoço me tocava,
E meus sentidos todos avivava.

Imóvel, esquecida,
O rosto inclinado para o Amado;
Tudo parou, abandonei-me,
Deixando entre os lírios
Ao olvido minha apreensão.

A SUBIDA DO MONTE CARMELO

Modo para chegar ao Tudo 
para chegares ao que não sabes, hás de ir por onde não sabes. Para chegares ao que não gozas, hás de ir por onde não gozas. Para vires ao que não possuis, hás de ir por onde não possuis. Para vires a ser o que não és, hás de ir por onde não és.

Modo de possuir tudo 
para vires a saber Tudo, não queiras saber coisa alguma. Para vires a gozar tudo, não queiras gozar coisa alguma. Para vires a possuir tudo, não queiras possuir coisa alguma. Para vires a ser tudo, não queiras ser coisa alguma.

Modo para não impedir o tudo 
quando reparas em alguma coisa, Deixas-te de arrojar-te ao tudo. Porque para vires de todo ao tudo, hás de deixar de todo só tudo. E quando vieres a tudo ter, hás de tê-lo sem nada querer. Porque se queres ter algo em tudo, não tens puro em Deus teu tesouro.

Indício de que se tem tudo
nesta desnudez acha o espírito sua quietação e descanso, porque, nada cobiçado, nada o impele para cima e nada o oprime para baixo, porque está no centro de sua humildade; pois quando cobiça alguma coisa nisto mesmo se fadiga. 

(São João da Cruz)

 É A REAL LIBERDADE! A PLENITUDE! (M.)

Comentários