MUNICIPALIZAÇÃO E MELHORIA NA EDUCAÇÃO

Municipalização da Nereide Carvalho: melhoria na Educação para a região do João Botelho
Texto e Fotos: Daniel Moraes

A Escola Estadual Nereide Carvalho, localizada no bairro João Botelho, será municipalizada a partir de 2016. A municipalização foi autorizada pela Secretaria de Estado de Educação, a partir de uma solicitação da Prefeitura de Montes Claros (ofício em anexo). A escola possui uma estrutura física excelente, capaz de atender, com conforto, a cerca de 400 alunos.
Devido a isso o município optou por não renovar o convênio com o Centro Comunitário de Vivência Educacional Cristã Professor Luiz Flávio Pereira (CCVEC), que funciona nas proximidades da Nereide Carvalho e atende hoje, em parceria com o município, crianças com idade entre 2 e 11 anos e que frequentam o Ensino Infantil e os primeiros anos do Fundamental. Com o fim do convênio a instituição deixará de receber, além de uma verba mensal, alimentos da merenda escolar.
De acordo com Huagner Cardoso, secretário municipal adjunto de Educação, a decisão foi tomada pelo fato de que “não existe demanda na região para duas escolas”. Ele destacou as vantagens trazidas pelo novo educandário, já que a Nereide Carvalho possui “estrutura física superior, mais adequada, com possibilidade de atendimento de mais crianças, que serão integradas ao Projeto Político Pedagógico da rede pública municipal”. O secretário explica ainda que esta municipalização é natural, já que existe uma tendência nacional de que os municípios assumam integralmente a educação Infantil e Fundamental no país.
Após o término do ano letivo da rede estadual, que acontece no dia 17 de dezembro, e a entrega oficial da Nereide Carvalho para o município, serão divulgadas as datas e os locais de matrícula na escola, lembrando que as crianças atualmente atendidas pelo CCVEC terão prioridade absoluta de matrícula na nova escola municipal. As aulas na nova instituição se iniciam no dia 1º de fevereiro de 2015.
 

Comentários