NASCE a Fundação CREDINOR

Nasce a Fundação Credinor


 “Que a semente plantada seja fértil, gere excelentes resultados. A união de lideranças à frente da Fundação nos orgulha sobremaneira. É o espírito de ajuda mútua que vamos proliferar pelo Norte Minas” (Dario Colares –Diretor presidente da Fundação Credinor)
O ano 30 de fundação do Sicoob Credinor foi repleto de ações positivas, que implicaram em resultados acima da média. Mais que movimentar o mercado cooperativista, o Sicoob Credinor viabilizou o desenvolvimento de uma região onde está inserido.
Uma história de lutas, batalhas e muito sucesso, sempre visando o bem coletivo. Trabalho árduo, visionário. Um legado que se consolidará ao longo da caminhada realizada em conjunto com os cooperados e a comunidade. 
Encerrando as atividades de 2015 da Cooperativa de Crédito que tem o maior número de cooperados em Minas, foi realizada, nesta quarta-feira (23), a Assembleia Geral e Posse do Conselho Curador, Fiscal e Diretoria Executiva da Fundação Credinor – FECRED.
“Um marco na história do desenvolvimento regional através de políticas de incentivo as ações sócioeducacionais. A capilaridade da Credinor fez com que buscássemos mais avanços. A Fundação é o nosso braço de responsabilidade social e de educação permanente. É um olhar mais apurado sobre as necessidades nas comunidades onde atuamos. Transcende o Sicoob Credinor. Poderemos captar recursos e aplicar em projetos. É um embrião que, com toda certeza, fará história no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e por não no Brasil?”, afirmou Dario Colares, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor e diretor presidente da Fundação Credinor.
Para dar mais transparência à gestão dos recursos e projetos, o Conselho terá participação efetiva.
“Além disso, a Fundação Credinor será fiscalizada pelo Ministério Público. A Fecred exercerá a governança corporativa e total transparência em sua gestão. Vamos cuidar de gente e para isso, faremos todos os processos com a maior lisura e credibilidade que nos é imposta. A Fundação será o agente transformador que tem como valor maior o ser humano, com a missão de levar conhecimento e capacitação às comunidades das regiões onde estamos presentes como instituição financeira socialmente responsável.
Dr Heli Penido, sócio-fundador do Sicoob Credinor, comemorou a criação da Fundação e acredita que o caminho correto é o que está sendo trilhado pela instituição norte-mineira.
“É o ponto de partida, bem sustentado. Há de se permanecer no caminho trilhado. Mais uma iniciativa de sucesso da nossa Credinor”, descreve.
Elmar Santana, eleito para o Conselho, destaca que a Fundação Credinor abre espaço para ajudar as pessoas e as comunidades em seu desenvolvimento social e profissional.  
De acordo com Avelino Murta, a Fecred vem no momento oportuno e é uma alternativa de desenvolvimento que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, alavancar estratégias sociais na região.
Tânia de Miranda também integra o Conselho da Fecred na diretoria de marketing. A especialista em marketing estratégico e comunicação corporativa, desenvolveu durante um ano o  projeto de “branding” para criação da identidade da Fundação, bem como estudo de viabilidade e o projeto de implantação. 
“O Norte de Minas avança com a chegada da Fundação Credinor. As pessoas que estiverem inseridas nos projetos vão ter acesso à informação e conhecimento para que assim possam fazer escolhas mais acertadas e alçar “vôos mais altos”. Quando pensamos na logomarca com dois ícones, é um estimulo para que não façamos nada sozinhos. A Fecred será uma parceira neste voo de sucesso”, afirma Tânia, que também e consultora de Marketing Estratégico do Sicoob Credinor .
Ela também garante que 2016 será um ano voltado para planejamento, captação de recursos, avaliação dos projetos que serão beneficiados e, principalmente a  capacitação dos gestores da Fundação e seus voluntários, que precisam antes de mais nada, se adaptarem às mudanças da Legislação do marco regulatório do terceiro setor, como também a Lei do Voluntariado.
“Responsabilidade Social não é assistencialismo e por isso, é fundamental capacitar para depois mobilizar”, pondera Tânia.
No primeiro semestre, será organizado workshop com especialistas na Lei 13.019/2014, que regulamenta toda e qualquer ação das fundações no Brasil.
“Assim, o associado vê a CREDINOR não mais como uma simples instituição financeira e sim como uma cooperativa que faz parte da comunidade, se preocupa com seus membros e ajuda a promover seu desenvolvimento”, pondera Alexandre Vianna, diretor administrativo do Sicoob Credinor e também conselheiro da Fundação.
A assembleia foi encerrada com a chegada de Cecília Colares, esposa de Dario, que presenteou simbolicamente a Fundação com uma muda de planta frutífera. Ela encerrou dizendo que “a caminhada boa é quando se faz acompanhado. Por isso, a importância de caminharmos sempre juntos em prol do bem comum”, conclui.
O Norte de Minas avança e se transforma!

Agendamento de entrevistas
Tânia de Miranda – 38 9 9977 4177

Foto: Garcia Vídeos

Comentários