Por Trás do Sucesso....JIM STEINMAN

Por Trás do Sucesso....JIM STEINMAN

INTRODUÇÃO...

Por trás do sucesso.....De toda música, cantor, e de tudo que se faz nesta vida, tem alguém ou "alguéns". Aqueles que trabalham pra fazer a roda girar. Sempre dei valor aos créditos. Desde pequena, observava o final dos programas de televisão, dos filmes, ia atrás das músicas, para ver quem colocava as coisas pra funcionar. Na América (não a Latina), os produtores e operários de um modo geral, são muito importantes e tem seu trabalho reconhecido, ao contrário do Brasil, onde apenas os intérpretes são valorizados. Minha briga nos cinemas sempre foi pela permanência dos créditos ao final do filme. Na última cena, as pessoas já se levantam e os créditos são cortados da tela.Uma tremenda falta de respeito com aqueles que querem ver quem fez o que e especialmente com os que deram a sua contribuição/trabalho à obra. Eu gosto de saber, eu quero ler tudo (trilha sonora, roteiro, produção, fotografia, figurino, locação, maquiagem, iluminação, assistentes, etc) e fico chateada com o procedimento usual e desrespeitoso. Penso que a exibição dos créditos deveria ser obrigatória. Se gosto muito de uma música (e eu amo muitas músicas), quero saber como é o cara, a banda, a pessoa que de alguma maneira me toca, me emociona, me chama a atenção, por meio da música. Quando fazia rádio, tinha um quadro permanente no meu programa, o "Contando uma Canção". Nele, eu mandava a música, mas não sem antes falar dela, de como nasceu, do seu autor ou intérprete.  Resolvi agora transpor este quadro para o blog, já que aqui, sempre temos música. Pra mim, a vida é feita de música e de retratos (isso também é nome de música: "Retratos e Canções", da S. de Sá..rsrs). 
Neste primeiro, vou titular o post como "Por Trás do Sucesso", pois meu objetivo hoje é falar de um cara que eu amo, está por trás de sucessos de outros, mas não é muito conhecido. Já vou avisando que não ligo se me acharem egoísta, preconceituosa, e coisas do tipo. Quando se trata de música (acho que em outros assuntos também), eu ouço, escrevo e falo só daquilo que gosto e/ou admiro. Nunca, jamais, me peçam pra despender tempo tratando do que me causa repulsa, e a maioria do que está por aí atualmente, eu rejeito mesmo. Nunca assisti a uma época tão deteriorada em se tratando de produção musical. Às vezes ando pelas ruas com vontade de colocar um fone de ouvido, tamanha aversão que sinto pelos "sucessos" de agora, tocados em alto e bom(?) som. Por outro lado, uma boa música me atrai, hipnotiza e transporta. Eu vou atrás da música ver onde está tocando. E vou descobrir origem, compositor, intérprete, qualquer coisa. 

VAMOS AO QUE INTERESSA...



Foi assim que descobri JIM STEINMAN. Quando criança tinha um comercial da Rádio Bandeirantes em que um cara cantava, jogava uma guitarra e um pássaro pegava no ar. Não havia internet. Era mais difícil, mas eu conseguia descobrir. Ouvi a música completa nas únicas duas rádios FM locais da época, a Rádio Montes Claros(98) e a Educadora(95). Ficava amiga dos locutores e dos caras que trabalhavam em lojas de discos e eles sempre me deixavam ouvir as músicas. Ligava pras rádios, perguntava o nome, cantava (como sempre muito mal, mas de coração!) um pedacinho e descobria as músicas que me encantavam. Foi assim que conheci o Serginho que é meu amigo até hoje. Ele é um daqueles que sabe de cor e salteado a maioria das músicas que eu gosto, porque eu ligava e pedia mil vezes. Um dia o Nairlan (na Rádio Unimontes) pegou a minha lista do saudoso "orkut" e fez um programa inteiro. Eu amei, claro!
Uma destas músicas que eu sempre pedia era "Rock and Rool Dreams Come Trough", de Jim Steinman, a música do comercial que eu parava pra assistir quando criança. Com a chegada da internet, não precisava mais esperar que alguma publicação impressa falasse dos meus ídolos. Pude, enfim, descobrir o clip que eu tanto gosto com o Jim Steinman cantando, um pássaro e uma guitarra voando pelos ares. A minha memória visual havia preservado bem estas personas. Não me lembrava do cara e da moça dançando (mas acho que nem tinha isso no comercial, que era curtinho). JIM tem um trabalho maravilhoso de compositor e produtor. Está por trás de muita (mas é muita mesmo!) coisa boa que aconteceu na música, uma delas inclusive é a autoria das bastante tocadas "Total Eclipse Of The Heart"(que dispensa apresentações), gravada pela Bonnie Tyler, e "Making Love", pelo Air Suply (também amo estes dois). Fez dupla com Meat Loaf, que resultou no álbum Bat Out Of Hell, entre diversos outros trabalhos. Compôs para filmes de sucesso como "Ruas de Fogo" e "Dança dos Vampiros". Depois do primeiro single para Bonnie Tyler, JIM fez vários outros. Andrew Lloyd Webber o convidou para compor em "O Fantasma da Ópera", mas Jim recusou, porque estava ocupado em escrever músicas para mais um álbum de Bonnie. É dele também a música "Holding Out For A Hero"(olha o Jim de novo em minha vida. Foi esta música que dancei numa apresentação de escola-o festival "Artes na Primavera", do colégio Padrão), cantada por Bonnie. Steinman voltou a gravar com Meat loaf, e desta parceria, mais álbuns: Bat Out Of Hell II e III. Produziu também para Barbra Streisand, Celine Dion e outros. Está em atividade desde  o início dos anos 70. 
É uma das músicas da minha vida. Mas eu gostaria que todos conhecessem (e amassem), porque o que é bom a gente tem que dividir, deixar que outros também conheçam e usufruam. Só assim vale a pena!
Com vocês, ROCK AND ROOL DREAMS COME THROUGH , de 1981, do álbum "Bad For Good", com JIM STEINMAN:

 







Comentários

  1. Adorei sua publicação, tbm sou fã de Jim Steimanm mas não do jeito que vc é. Parabéns pelo bom gosto que pra mim só Raul Seixas e Jim Steimanm são completos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.