OLIMPIADAS 2016: tocha sera acesa nesta quinta, na Grécia

OLIMPÍADAS 2016
Tocha será acesa nesta quinta-feira, na Grécia

Texto: Marcelo Valmor
Fotos: Divulgação


Nessa quinta-feira (21), às 6 horas de Brasília-DF, um raio de sol incidirá num espelho, e refletido o calor, será lançado no capim das ruínas do Templo de Hera, em Olímpia, Grécia, cidade berço dos jogos modernos. Posteriormente o fogo será colhido e acessa a tocha. O evento será transmitido pela televisão brasileira. 
Os jogos foram concebidos em 776 a.C. - período de formação das cidades-estado e pontapé para a criação da Democracia grega -, e a tocha será conduzida pelo atleta grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial da prova de argola, uma das especialidades da ginástica, quando a transferirá para Giovane Gávio, ex-jogador de vôlei e campeão olímpico, que cumprirá uma das etapas do revezamento. Em meio aos protocolos, as bandeiras olímpica, brasileira e grega serão hasteadas.
Sem contar com a presença da presidente Dilma Rousseff, envolvida com o processo do próprio impeachment, restará a outras autoridades, além do representante do governo brasileiro, fazerem a abertura, os discursos e saudações.
A tocha ainda passará alguns dias por cidades da Grécia até chegar em Atenas, no dia 27. Ainda passará por Lausanne, sede do Comitê Olímpico Internacional, e por Genebra, sede da ONU, antes de partir para o Brasil. A aterrissagem ocorrerá no dia 3 de maio, em Brasília – o fogo olímpico passará por mais de 300 cidades do país, de todos os Estados.
TRAJETO
A Tocha Olímpica chegará a Montes Claros, procedente de Pirapora, na tarde de 9 de maio, às 16h20, e deverá permanecer na cidade até a manhã do dia seguinte, quando seguirá para Bocaiuva e para outras cidades da região como Diamantina e Curvelo.
Em Montes Claros, a Tocha Olímpica será recebida pela população e por centenas de estudantes mobilizados para o evento, no Ginásio Ana Lopes, anexo ao Parque Municipal Milton Prates. Em seguida, o símbolo dos Jogos Olímpicos, que começarão no Rio de Janeiro em agosto deste ano, percorrerá um trajeto de 17 km por ruas e avenidas da cidade, levado por 85 atletas montesclarenses que se revezarão a cada 200 metros, até a Praça dos Jatobás, onde haverá a Celebração da Tocha, a partir das 19h30, seguida de shows musicais.
“Além de ser a segunda cidade mineira com o percurso mais longo para o revezamento da Tocha, a Solenidade de Celebração é outro privilégio de Montes Claros. Além de nós, somente mais seis municípios de Minas Gerais terão essa oportunidade”, afirmou o prefeito Ruy Muniz.



Comentários