TURISMO RURAL movimenta CLARO dos POÇÕES

TURISMO RURAL MOVIMENTA CLARO DOS POÇÕES

Terá início nesta terça-feira (12/04) em Claro dos Poções o curso Empreendendo o Turismo no Espaço Rural do SENAR Minas, sendo esta a primeira vez que esta capacitação é realizada naquele município do norte de Minas.
Com duração de quatro dias, o curso aborda conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.
A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.
O programa pretende qualificar 12 empreendedores de turismo. A mobilizadora Elena Cristina, da Associação dos pequenos Produtores Rurais do Brejão, mostra-se com o curso, pois, segundo ela, “acrescentará novos conhecimentos, novas amizades e certamente uma organização profissional quem pretende iniciar um negócio rural”.
Segundo a instrutora do Senar, turismóloga Gal Bernardo, “os empreendedores rurais são os maiores beneficiados com a realização do curso em Claro dos Poções, pois poderão desenvolver a atividade turística com profissionalismo, tendo, assim, grande oportunidade de renda familiar extra, agregando serviços de qualidade”.
Potencialidade
Claro dos Poções fica a 74 quilômetros de Montes Claros e é muito conhecida por suas belezas naturais, onde se destacam lindas cachoeiras e grutas. O lugar localiza-se entre o Ribeirão Traíras e o rio São Lamberto, ambos muito freqüentados pelos turistas em fins de semana. No verão, quando a temperatura se eleva, os turistas e moradores buscam se refrescar nas águas das suas belas cachoeiras. Passar  momentos agradáveis com a família e horas felizes de lazer é o que não falta naquele belíssimo lugar!

A cidade surgiu por volta de 1900, ao redor de fazendas que pertenciam ao município de Coração de Jesus. Nesse local existiam muitas clareiras, local onde o gado costumava se refugiar, também por causa dos poços d'água que existiam nas proximidades. Da junção dessas características surge o nome "Claro dos Poções".

Comentários